(Germano Lüders/Exame)
Repórter
Publicado em 26 de junho de 2023 às 10h22.
Última atualização em 26 de junho de 2023 às 17h37.
O Ibovespa fechou em queda de 0,62% nesta segunda-feira, 26, com investidores realizando parte dos lucros recentes, após nove semanas consecutivas de alta. A queda só não foi maior devido às ações da Petrobras, que lideraram os ganhos do pregão.
"O dia foi de realização de lucros antes de diversos eventos relacionados à curva de juros, como a ata do Copom e a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN). A ansiedade por novas informações relacionadas a esse tema aumenta a volatilidade", disse Matheus Spiess, analista da Empiricus Research.
Um dos pontos por trás da valorização da Petrobras foi o anúncio de que a estatal irá emitir dívida no exterior. Segundo reportagem da Exame, o valor total foi superior a US$ 1 bilhão, com custo da dívida abaixo de 7% ao ano e prazo de vencimento de 10 anos. No radar dos investidores ainda estiveram os recentes acenos do presidente da companhia, Jean Paul Prates, ao mercado. Em entrevista publicada no fim de semana pela Folha de S. Paulo, Prates defendeu que a companhia não é um "departamento do governo" e que tem atender "algumas expectativas dos outros acionistas para não quebrar esse laço de confiança".
Apesar do tom de maior cautela na bolsa, no mercado de câmbio, o dólar voltou a se desvalorizar frente ao real após ter subido nos dois últimos pregões. O movimento acompanhou as perdas da moeda americana no exterior, depois de ter registrado sua maior alta semanal em quatro semanas frente a divisas fortes.
"A moeda americana teve um desempenho superior na semana passada, com números fracos na Zona do Euro e o fato de o Federal Reserve ainda não ter terminado suas altas de juros, Eduardo Moutinho, analista de mercado da Ebury.
No radar dos investidores, ainda esteve o boletim Focus desta manhã, que revelou uma nova revisão para baixo das expectativas de inflação. O consenso do Focus para o IPCA de 2023 caiu 6 pontos base para 5,06%. Para 2024, o consenso para o IPCA caiu 2 pontos base para 3,98%. O mercado, agora, aguarda a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), que poderá definir uma nova meta de inflação.
Entre os destaques de queda desta segunda ainda estão as ações do GPA (PCAR3), que caem pouco mais de 3%, com a potencial venda da participação do Casino na empresa. O grupo francês é dono de 40,9% da empresa.