Invest

Ibovespa cai 1% e volta aos 100 mil pontos à espera de arcabouço fiscal

Índice não acompanha recuperação nos mercados do exterior após compra do Credit Suisse pelo UBS

Painel de cotações da B3 (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotações da B3 (Germano Lüders/Exame)

Publicado em 20 de março de 2023 às 09h32.

Última atualização em 21 de março de 2023 às 11h13.

O Ibovespa encerrou esta segunda-feira, 20, em queda, sem conseguir acompanhar o tom positivo no mercado internacional. Lá fora, as bolsas americanas se recuperam após o banco suíço UBS anunciar a compra do concorrente Credit Suisse, aliviando os temores de crise bancária.

Por aqui, investidores estão receosos com a divulgação do arcabouço fiscal, regra que irá substituir o teto de gastos. A proposta foi apresentada na semana passada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas os detalhes ainda não foram divulgados. 

A expectativa dos investidores é que a nova regra fiscal traga maior previsibilidade sobre os rumos das contas públicas, abrindo caminho para um corte de juros na próxima decisão do Copom na quarta-feira, 22. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a medida será apresentada antes da viagem de Lula à China na próxima sexta, 24.

Ibovespa hoje

  • IBOV: - 1,04%, aos 100.923 pontos

Bolsas da Europa e dos EUA sobem

No exterior, as bolsas dos Estados Unidos e as da Europa fecharam em alta após o UBS acertar a compra do Credit Suisse no domingo. O Credit vinha enfrentando uma crise de confiança desde a última semana, após um episódio de liquidez em que tomou um empréstimo do banco central suíço.

O episódio ganhou contornos mais dramáticos por ter vindo na sequência da falência do banco médio americano Silicon Valley Bank (SVB). Havia incerteza no mercado sobre uma possível contaminação do setor bancário que levasse a uma crise financeira global nos moldes de 2008. Com a aquisição do Credit pelo UBS, os ânimos se acalmaram e as bolsas se recuperaram parcialmente das últimas perdas.

Petrobras pressiona Ibovespa

Mesmo com o sinal positivo nas bolsas, nem todos os mercados ficaram tranquilos. O petróleo voltou a ser negociado em queda com o temor dos investidores sobre a turbulência no setor bancário. Como consequência, as ações da Petrobras (PETR4) caíram mais de 2% e pressionaram o Ibovespa para baixo. A petroleira tem a segunda maior participação na carteira teórica do índice, ficando atrás apenas da Vale (VALE3).

  • Petrobras (PETR3): - 2,35%
  • Petrobras (PETR4): - 2,47%

Maiores altas do Ibovespa hoje

  • São Martinho (SMTO3): + 4,03%
  • CSN Mineração (CMIN3): + 1,52%
  • Cielo (CIEL3): + 1,23%

Maiores baixas do Ibovespa hoje

  • Hapvida (HAPV3): - 8,02%
  • JBS (JBSS3): - 7,27%
  • Alpargatas (ALPA4): - 6,96%

Que horas abre a bolsa?

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.

Veja também

Acompanhe tudo sobre:IbovespaDólar

Mais de Invest

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta quinta

Ibovespa opera perto da estabilidade, apesar de rali exterior pós-Fed; Nasdaq sobe 2,5%