Invest

Ibovespa hoje: Bolsa fecha em leve alta com cautela no exterior

Inflação do Reino Unido adiciona doses de aversão ao risco no mercado internacional; balanços seguem surpreendendo positivamente

Painel de cotações na B3 (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotações na B3 (Germano Lüders/Exame)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 19 de outubro de 2022 às 10h38.

Última atualização em 19 de outubro de 2022 às 18h11.

O Ibovespa fechou em leve alta, de 0,46%, no pregão desta quarta-feira, 19, pressionado pela maior aversão ao risco no exterior. Bolsas caíram no mercado internacional nesta tarde, com a inflação voltando ao centro das preocupações de investidores.

O Índice de Preço ao Consumidor (IPC) do Reino Unido divulgado nesta madrugada, saiu acima do esperado para o mês de setembro, com alta mensal de 0,5% ante consenso de 0,4%. Com a inflação de setembro, o IPC britânico chegou a casa dos dois dígitos, saltando de 9,9% para 10,1%. A projeção do mercado era de que o IPC anual ficasse em 10%. O nível da inflação britânica é o maior em 40 anos.

Índices de Wall Street, que apresentaram fortes altas nos últimos dois pregões, caminham para fechar em queda, tendo como pano de fundo as apostas de que o Federal Reserve terá que intensificar o ritmo de alta de juros. Apesar do tom de cautela, seguem no radar dos investidores números acima das expectativas para a temporada de balanços do terceiro trimestre.

Balanços nos EUA 

A Netflix, que superou as projeções de mercado em todas as frentes em resultado divulgado na última noite, fechou em alta de 13% na Nasdaq. Ações da Procter & Gamble também operam em alta no mercado americano, após a companhia ter apresentado lucro e receita acima dos consensos de mercado nesta manhã. Ainda são esperados para esta quarta-feira os balanços da Tesla e IBM, previstos para após o encerramento do pregão.

Petrobras salta com petróleo

No Brasil, são as ações da Petrobras (PETR3/PETR4) que impediram uma queda mais acentuada do Ibovespa. A companhia, com a segunda maior participação do índice, sobe mais de 3,71%, seguindo a apreciação do petróleo no exterior. A alta da commodity ocorre após o API estimar, na véspera, queda dos estoques de petróleo dos Estados Unidos em 1,3 milhão de barris. A expectativa era de alta de 1,5 milhão de barris.

Yduqs e varejo desabam

Na ponta negativa do Ibovespa, as ações da Yduqs caíram mais de 5% nesta quarta, após terem superado 3% de alta na véspera. Já as ações de varejistas dão continuidade às quedas apresentadas nos últimos pregões. O setor, que esteve entre as maiores altas dos últimos meses em meio à revisão das estimativas para a economia brasileira, tem passado por um duro movimento de correção. Somente neste pregão, Americanas, Magazine Luiza e Via caem mais de 6,81%, 4% e 3%, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIbovespa

Mais de Invest

Programa Pé-de-Meia: Caixa inicia pagamento da parcela de novembro na segunda-feira

Ibovespa sobe puxado por Petrobras após anúncio de dividendos

Escândalo de suborno nos EUA custa R$ 116 bilhões ao conglomerado Adani

Petrobras aprova pagamento de R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários