Invest

Ibovespa fecha em alta apesar da decisão de juros na China e feriado americano

Ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) dipararam mais de 20% e figuraram como a maior alta do dia

 (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

(Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

Publicado em 15 de janeiro de 2024 às 10h23.

Última atualização em 15 de janeiro de 2024 às 18h34.

O Ibovespa fechou em leve alta nesta segunda-feira, 15, apesar da cautela no ambiente internacional. No radar dos investidores está a manutenção da taxa de juros na China.

  • Ibovespa: + 0,41%, 131.520 pontos

A decisão, anunciada nesta segunda-feira, 15, foi na contramão da expectativa de investidores, que esperavam por um corte. Mas preocupações sobre a volatilidade do iene diante de incertezas sobre quando o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) iniciará o ciclo de cortes pesaram sobre a decisão. Em um ano o yuan acumula cerca de 5,7% de queda frente ao dólar.

"As moedas asiáticas não conseguiram tirar partido da queda do dólar no final do ano. A razão parece ser principalmente o fraco crescimento chinês e um yuan que parece pairar em níveis fracos, enquanto as autoridades procuram alavancas para reacender a economia", escreveram analistas do ING em relatório.

No exterior, bolsas da Europa fecharam em queda nesta segunda impulsionadas pelos comentários de autoridades do Banco Central Europeu (BCE) sinalizando que o início do aperto monetário na região, que é tão aguardo pelos investidores, pode não chegar tão cedo.

O tom também foi negativo no mercado de futuros dos Estados Unidos. Não houve, no entanto, pregão à vista em Nova York devido ao feriado de Martin Luther King. Sem os americanos, houve uma menor liquidez nesta segunda. A presença de estrangeiros representa cerca de 54% das negociações na bolsa brasileira, sendo grande parte de fundos americanos.

Segundo Alexsandro Nishimura, economista e sócio da Nomos, outro fator que colaborou para a superação das perdas iniciais do Ibovespa foi a diminuição das perdas do petróleo, que se se refletiu na recuperação das ações ligadas à commodity, o que inclui papéis com peso relevante no índice, como a Petrobras (PETR4; PETR3), que subiram 1,07% e 1,01% respectivamente.

"Os bancos também se consolidaram em alta, o que ajudou para a recuperação do índice, mas sem um driver aparente que justificasse a mudança de sinal", complementa o economista.

Maiores altas do Ibovespa

  • Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): + 22,55%
  • Assaí (ASAI3): + 3,16%
  • Equatorial (EQTL3): + 2,21%

Maiores quedas do Ibovespa

  • Gol (GOLL4): - 6,05%
  • CSN Mineração (CMIN3): - 3,21%
  • Grupo Soma (SOMA3): - 3,06%

Entre as maiores altas, destaque para as ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), que dispararam mais de 20% ainda de olho no aumento de capital anunciado na última semana.

"As ações do Pão do Açúcar dispararam diante do entendimento de que a convocação de uma nova Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para deliberar sobre aumento do limite de capital autorizado pode representar uma injeção adicional de caixa para a companhia", diz Nishimura.

Entre os maiores destaques do pregão desta segunda estão as ações da Gol (GOLL4), que caem cerca de 12%, com investidores reagindo aos rumores sobre a possibilidade de a companhia pedir recuperação judicial nos Estados Unidos. De acordo com fontes do jornal Folha de S. Paulo, a empresa cogita registrar o pedido em até um mês por entender ser mais vantajoso que realizar o processo no Brasil.

Dólar hoje

Principal índice de ações da bolsa brasileira, a B3, o Ibovespa é calculado em tempo real, baseado na média do desempenho dessa carteira teórica de ativos, cada uma com seu peso na composição do índice. 

Funcionando como um termômetro do desempenho consolidado das principais ações para o mercado, cada ponto do Ibovespa equivale a 1 real. Por isso, se o IBOV está em 100.000 pontos, isso quer dizer que o preço da carteira teórica das ações mais negociadas é de 100.000 reais.

Que horas abre e fecha a bolsa de valores?

horário de negociação na B3 vai das 10h às 18h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 18h25 e 18h45. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.

Confira as últimas notícias de Invest:

Acompanhe tudo sobre:Ibovespabolsas-de-valoresAções

Mais de Invest

Escândalo de suborno nos EUA custa R$ 116 bilhões ao conglomerado Adani

Petrobras aprova pagamento de R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários

Dividendos bilionários da Petrobras, pacote fiscal e cenário externo: assuntos que movem o mercado

Ação da Netflix tem potencial de subir até 13% com eventos ao vivo, diz BofA