Invest

Ibovespa fecha acima dos 117 mil pontos e supera máxima do ano mais uma vez

Índice estende ganhos na volta do feriado e fecha semana em alta de 4%

Painel de cotações da B3 (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotações da B3 (Germano Lüders/Exame)

Beatriz Quesada
Beatriz Quesada

Repórter de Invest

Publicado em 9 de junho de 2023 às 10h41.

Última atualização em 9 de junho de 2023 às 17h36.

O Ibovespa voltou do feriado de Corpus Christi em alta, e fechou esta sexta-feira, 9, conquistando um novo patamar de máxima no ano, aos 117.019 pontos. Com os ganhos de 1,3% no último pregão da semana, o principal índice da B3 conquistou sua sétima semana consecutiva de alta. O Ibovespa subiu 4% nesta semana.

Ibovespa na semana

  • IBOV (diário): + 1,33%, aos 117.019 pontos
  • IBOV (semanal): + 3,96%

Durante boa parte do dia, o índice avançou apoiado nas ações ligadas às commodities. A Petrobras (PETR4subiu quase 5%, na contramão do petróleo no mercado internacional. A estatal concluiu hoje a transferência de 100% da participação no Polo Potiguar para a 3R. A operação foi aprovada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

  • Petrobras (PETR3): + 4,81%
  • Petrobras (PETR4): + 4,88%

Mais cedo, os papéis da Vale também subiram junto com o minério de ferro. A commodity subiu 3,44% na China e atingiu o nível mais alto desde abril. O rali do minério acompanhou a expectativa de que o governo chinês vai tomar medidas para estimular a economia do país – maior consumidor de minério do mundo.

Porém, o movimento não se sustentou e as ações da mineradora e das siderúrgicas devolveram os ganhos.

  • CSN (CSNA3): + 0,85%
  • Usiminas (USIM5): - 0,14%
  • Vale (VALE3): - 0,45%
  • CSN Mineração (CMIN3): - 1,09%

Para além das commodities, o dia foi de alta generalizada na bolsa – entre as 86 ações do Ibovespa, apenas 24 fecharam esta sexta-feira em queda.

As ações ligadas à economia local continuam em queda com o fechamento da curva de juros. A divulgação do IPCA de maio abaixo do esperado na quarta-feira reacendeu as esperanças de um corte de juros por parte do Banco Central – o que é positivo principalmente para as ações mais ligadas dependentes do ciclo econômico.

CVC dispara e lidera ganhos do Ibovespa

O maior destaque de alta do dia fica com a CVC (CVCB3), que subiu quase 10%. A companhia anunciou a contratação dos bancos Citi e Itaú BBA para coordenarem a oferta de ações de pelo menos R$ 200 milhões que a empresa pretende fazer.

Maiores altas do Ibovespa na semana

Maiores quedas do Ibovespa na semana

Wall Street à espera do Fed

No exterior, os principais índices americanos fecharam a semana acumulando leve alta, em clima de expectativa. Por lá, investidores estão buscando antecipar os próximos passos do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

A próxima reunião da autoridade americana acontece nos dias 13 e 14 de junho. A maioria das projeções do mercado (66,2%) aposta em uma manutenção da taxa de juros, que atualmente está no patamar entre 5% e 5,25% ao ano, segundo ferramenta de monitoramento do CME Group.

Acompanhe tudo sobre:Ibovespabolsas-de-valoresAções

Mais de Invest

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Mega-Sena: resultado do concurso 2.938; prêmio é de R$ 55 milhões