Invest

Ibovespa hoje: bolsa fecha em queda puxado por Vale em volta de feriado

Mercado brasileiro incorpora mau-humor internacional, após dados fortes do mercado de trabalho americano e restrições à Apple na China

 (Eduardo Frazão/Exame)

(Eduardo Frazão/Exame)

Publicado em 8 de setembro de 2023 às 10h16.

Última atualização em 8 de setembro de 2023 às 17h51.

O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira, 8, incorporando parte do movimento negativo registado pelas bolsas internacionais na véspera, quando o mercado local esteve fechado em razão do feriado do Dia da Independência. Foi o quarto pregão seguido de queda do índice. Na semana, a bolsa brasileira caiu 2,19%.

Ibovespa agora

  • Ibovespa: - 0,58%, 115.313 pontos

Os principais índices de ações fecharam em queda na quinta-feira, 7, após dados do mercado de trabalho americano terem saído mais fortes que o previsto, alimentando as apostas de que o Federal Reserve (Fed) terá que voltar a subir os juros até o fim do ano para controlar os riscos de inflação nos Estados Unidos. Nesta sexta, as bolsas de Wall Street fecharam perto da estabilidade.

Tensões sino-americanas também seguiram no radar, após relatos de que Pequim proibiu o do uso iPhones por funcionários do governo chinês. As ações da Apple, que caíram 2,92% na última sessão, fecharam com 0,35% de alta, sem conseguir recuperar as perdas dos dias anteriores. A companhia, nos últimos dias, perdeu US$ 200 bilhões em valor de mercado.

No Brasil, a queda do Ibovespa foi puxada pelas ações da Vale (VALE3), que tem a China como maior consumidora de minério de ferro do mundo. Os papéis da mineradora, com o maior peso do Ibovespa, recuam caíram 1,9%.

"A desvalorização das ações da Vale ajudou a pressionar o Ibovespa, devido às incertezas sobre a possibilidade da China intensificar a supervisão regulatória sobre o minério de ferro, o que também afetou outras commodities", comentou em nota Alexsandro Nishimura, economista e sócio da Nomos Investimentos.

Maiores altas do Ibovespa

  • MRFG3: + 4,11%
  • PETZ3: + 3,86%
  • YDUQ3: + 2,51%

Maiores quedas do Ibovespa

  • EMBR3: - 5,00%
  • ALPA4: - 4,11%
  • MGLU3: - 3,09%

Que horas fecha a bolsa de valores?

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.

Acompanhe tudo sobre:IbovespaAções

Mais de Invest

TRT-SP leiloa 150 imóveis e 40 veículos em dezembro com até 80% de desconto

Como o Índice de Sharpe pode ajudar a tomar decisões na hora de investir?

Proclamação da República: veja o funcionamento dos bancos nesta sexta-feira

Como negociar no After Market da B3