Mercados

Ibovespa fecha em alta com maior apetite a risco no exterior

Localmente, o adiamento da reforma da Previdência para o próximo ano abriu espaço para que o noticiário econômico volte a ter mais destaque

B3: o Ibovespa fechou em alta de 0,7% (Germano Lüders/Site Exame)

B3: o Ibovespa fechou em alta de 0,7% (Germano Lüders/Site Exame)

R

Reuters

Publicado em 18 de dezembro de 2017 às 19h06.

São Paulo - O principal índice da bolsa paulista subiu nesta segunda-feira, com respaldo do sentimento mais favorável a ativos de risco no exterior e tendo as ações da Vale entre os destaques de alta.

O Ibovespa fechou em alta de 0,7 por cento, a 73.115 pontos. O giro financeiro somou 14,2 bilhões de reais, incluindo o movimento do exercício de opções sobre ações, que movimentou 4,47 bilhões de reais.

Nos Estados Unidos, a expectativa é que a Câmara dos Deputados vote na terça-feira a versão final do plano de reforma tributária acertado pelos republicanos da Câmara e do Senado na semana passada. Espera-se ainda o Senado vote o projeto já na terça-feira e seja sancionado pelo presidente Donald Trump até o fim da semana.

Localmente, o adiamento da reforma da Previdência para o próximo ano abriu espaço para que o noticiário econômico volte a ter mais destaque entre os agentes de mercado.

Nesta manhã, o Banco Central divulgou que a atividade econômica brasileira iniciou o quarto trimestre com resultado muito melhor do que o esperado ao crescer pelo segundo mês seguido em outubro.

A alta do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) foi de 0,29 por cento em outubro na comparação com o mês anterior, superando a estimativa de economistas em pesquisa Reuters, de queda de 0,15 por cento.

No entanto, o risco de um novo rebaixamento na nota de risco do Brasil pelas agências de classificação de risco devido ao adiamento da reforma da Previdência ainda ronda os negócios. Na quinta-feira, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, conversará com representantes das principais agências de rating para falar sobre a reforma da Previdência e as perspectivas econômicas de 2018.

"O rebaixamento deve vir no primeiro trimestre do ano que vem e quanto mais longe do grau de investimento mais vai demorar para voltar e mais medo o investidor estrangeiro terá de voltar", disse o diretor de operações da corretora Mirae, Pablo Spyer.

Destaques

- BK BRASIL, operadora da rede de fast food Burguer King no país, encerrou o primeiro dia de negócios na B3 a 17,65 reais, queda de 1,94 por cento em relação à precificação da oferta inicial de ações, de 18 reais. A BK e seus acionistas levantaram 2,2 bilhões de reais com a oferta inicial de ações (IPO). Os papéis não fazem parte do Ibovespa.

- VALE ON avançou 2,58 por cento, em sessão de fortes ganhos para os contratos futuros do minério de ferro na China, que subiram 7,1 por cento na bolsa de Dalian.

- PETROBRAS PN subiu 1,81 por cento e PETROBRAS ON teve alta de 1,8 por cento, após a empresa assinar acordos com a Statoil, incluindo a venda de 25 por cento de sua participação no campo de Roncador. Segundo analistas da Guide Investimentos, as parcerias são positivas pois permitem mitigação de riscos, desoneração de investimentos futuros, e fortalecimento da governança. A sessão para os preços do petróleo no mercado internacional terminou sem viés único.

- RUMO ON avançou 6 por cento, liderando as altas do Ibovespa, após cair nos sete pregões anteriores, período em que acumulou queda de quase 12 por cento. Na visão de analistas do Credit Suisse, a reação do mercado frente ao noticiário sobre a renovação da Malha Paulista foi exagerado e a forte queda recente é vista como oportunidade de compra, especialmente para investidores de longo prazo, que podem lidar com volatilidade de curto prazo.

- ELETROBRAS ON ganhou 0,62 por cento e ELETROBRAS PNB teve alta de 0,64 por cento, tendo no radar o anúncio da empresa do plano de negócios de 2018 a 2022, que prevê a redução em 45 por cento do investimento ante o planejamento para 2017-2021.

Acompanhe tudo sobre:B3Estados Unidos (EUA)IbovespaReforma da Previdência

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado