Mercados

Ibovespa fecha com leve baixa, mas acumula alta de 2,3% na semana

Na mínima, o indicador chegou a recuar 0,47 por cento. O giro financeiro da sessão somou 6,4 bilhões de reais

Ibovespa: segundo a BM&FBovespa, a entrada líquida de capital externo somou 4,8 bilhões de reais no ano até dia 24 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Ibovespa: segundo a BM&FBovespa, a entrada líquida de capital externo somou 4,8 bilhões de reais no ano até dia 24 (Paulo Fridman/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 27 de janeiro de 2017 às 18h53.

São Paulo - Após quatro sessões de alta, o principal índice da Bovespa fechou esta sexta-feira em leve baixa, em meio à realização de lucros e com a Petrobras entre as influências negativas diante de recuo no preço do petróleo e maior aversão global a risco.

O Ibovespa caiu 0,24 por cento, a 66.033 pontos. Na mínima, o indicador chegou a recuar 0,47 por cento. O giro financeiro da sessão somou 6,4 bilhões de reais.

Na semana, o Ibovespa acumulou ganho de 2,3 por cento. Em 2017, a alta é de 9,6 por cento.

Segundo profissionais do mercado, com investidores menos propensos a assumir riscos, então alguns aproveitaram para embolsar parte dos lucros obtidos nos últimos dias.

"O mercado externo não ajudou, com o petróleo em baixa, feriado na China, bolsas em queda na Europa e nos EUA, então vimos um pouco de realização de lucros", disse Luiz Roberto Monteiro, da corretora Renascença.

Ele atribuiu boa parte dos ganhos registrados até agora em 2017 à entrada de capital estrangeiro. "O investidor local está um pouco mais retraído, é o gringo que está colocando dinheiro".

Segundo a BM&FBovespa, a entrada líquida de capital externo somou 4,8 bilhões de reais no ano até dia 24.

DESTAQUES

- USIMINAS PNA subiu 2,98 por cento e METALÚRGICA GERDAU PN ganhou 2,68 por cento. Na mesma direção, VALE PNA avançou 0,7 por cento, e VALE ON subiu 0,3 por cento, sustentando-se em previsões positivas para o balanço do quarto trimestre, previsto para 23 de fevereiro.

- PETROBRAS PN caiu 1,14 por cento, enquanto PETROBRAS ON recuou 1,78 por cento, em linha com a cotação internacional do petróleo. A companhia anunciou na véspera novo corte nos preços do diesel e da gasolina nas refinarias a partir desta sexta-feira.

- CCR ON perdeu 2,02 por cento, após a concessionária anunciar que conselho de administração aprovou uma oferta primária de 221,2 milhões de ações.

- BTG PACTUAL UNIT cedeu 2,06 por cento, apósafirmar que estuda os efeitos da negociação do Banco BTG Pactual e da BTG Pactual Participations. Ainda no setor financeiro, ITAÚ UNIBANCO PN caiu 0,52 por cento.

- BM&FBOVESPA subiu 0,38 por cento, após anunciar que o CME Group alienou sua posição integral em ações da bolsa brasileira.

- BANRISUL PNB, for a do Ibovespa, avançou 6,59 por cento, na esteira de especulações sobre uma possível privatização do banco gaúcho.

- MAGAZINE LUIZA ON perdeu 2,53 por cento, após notícia de que o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) manteve cobranças fiscais contra a varejista que superam 100 milhões de reais, de acordo com o jornal Valor Econômico.

(Por Gabriela Mello)

Acompanhe tudo sobre:B3BancosIbovespa

Mais de Mercados

Dividendos: As empresas que mais pagaram proventos no ano e 3 recomendações para o restante de 2025

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump