Mercados

Ibovespa estende queda na semana; BM&FBovespa lidera perdas

Novos pedidos de seguro desemprego nos EUA continuam em queda e alcançam o nível mais baixo em quatro anos

Em 2012, as ações da BM&FBovespa registram uma valorização de 15,7% (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)

Em 2012, as ações da BM&FBovespa registram uma valorização de 15,7% (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de março de 2012 às 13h35.

São Paulo – Os principais mercados globais amargavam mais um pregão de aversão ao risco nesta quinta-feira. Por aqui, o Ibovespa registrava uma queda de 1,31%, aos 64.236 pontos, na mínima do dia. Na semana, a baixa do principal índice da bolsa brasileira é de 2,3%.

Na cena externa, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 3% no quarto trimestre de 2011, segundo a terceira estimativa oficial publicada hoje, em Washington, idêntica à anterior e conforme a estimativa média dos analistas. No entanto, no conjunto de 2011, o crescimento econômico americano desacelerou 1,7% depois de alcançar 3% em 2010, recordou o departamento do Comércio. O PIB da primeira potência econômica mundial alcançou oficialmente os 15,09 trilhões de dólares em 2011. 

Além disso, os novos pedidos de seguro desemprego nos Estados Unidos continuaram em queda e alcançaram seu nível mais baixo em quatro anos, segundo cifras publicadas nesta quinta-feira pelo governo. Em dados corrigidos das variações sazonais, o departamento do Trabalho estimou em 359.000 os pedidos de seguro desemprego apresentados em todo o país entre 18 e 24 de março, contra os 364.000 da semana precedente. Esta cifra é a mais baixa desde meados de abril de 2008, de acordo com os dados oficiais.

Este vídeo não será exibido em iPad e alguns tablets Android:

/libc/player/liquid3.swf

Embraer

As ações ordinárias da Embraer (EMBR3) eram uma das poucas que operavam com ganhos neste pregão. Na máxima do dia, os papéis tinham fôlego para atingir o preço de 14,53 reais, uma alta de 0,9%.

A fabricante brasileira de aviões tem planos de investir o equivalente a US$ 25 milhões nos próximos cinco anos em um novo centro de manutenção próximo de São Paulo para atender aos clientes de sua unidade de aviação executiva, afirmou nesta quarta-feira em Santiago o vice-presidente de marketing e vendas da empresa para América Latina, Breno César Corrêa, à agência Dow Jones.

De acordo com ele, o desenvolvimento de produtos e o suporte ao consumidor serão as principais áreas de investimentos da unidade de aviação executiva, responsável por aproximadamente 20% das receitas da Embraer.

BM&FBovespa

Com queda de 4,2% na semana, as ações da BM&FBovespa (BVMF3) lideravam as perdas do Ibovespa, com uma desvalorização de 3,2% na mínima do dia.

O receio dos investidores veio após a bolsa informar que foi condenada em primeira instância em ações civis públicas e populares para apurar a prática de possíveis atos de improbidade administrativa referentes a operações realizadas pelo Banco Central (BC) em janeiro de 1999 no mercado futuro de dólar, bem como o ressarcimento de supostos danos ao erário. Há outros réus nos processos, e o valor total da condenação é de R$ 8,423 bilhões, incluindo multa.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Bolsa reitera que, com base na opinião de seus advogados, continuará a não provisionar em suas demonstrações financeiras qualquer montante relacionado às referidas ações judiciais, tendo em vista o risco remoto de perda, e que recorrerá destas decisões. Em 2012, as ações da BM&FBovespa registram uma valorização de 15,7%.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Bolsas globais recuam após novas ameaças tarifárias de Trump

Campanha da American Eagle com Sydney Sweeney não vai salvar empresa das tarifas de Trump, diz BofA

Trump anuncia demissão de diretora do Fed; caso pode parar na Suprema Corte

Preços do petróleo sobem com ameaça de interrupção do fornecimento russo