Invest

Ibovespa deve atingir 127 mil pontos ao final de 2023, projeta BB Investimentos

Casa atualizou projeção para o índice, que antes indicava um patamar acima dos 130 mil pontos

Painel de cotações da B3 (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotações da B3 (Germano Lüders/Exame)

Beatriz Quesada
Beatriz Quesada

Repórter de Invest

Publicado em 3 de abril de 2023 às 14h56.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, deve chegar aos 127.000 pontos ao final deste ano, projeta o BB Investimentos. A casa revisou a projeção para o índice, que antes indicava um patamar de 133.000 pontos até o final de 2023.

 A mudança envolve fatores internos e externos. No cenário local, o BB Investimentos aponta que os últimos números divulgados pelas empresas, do quarto trimestre de 2022, foram negativos. E para a próxima temporada de balanços, o BB não enxerga gatilhos positivos que impulsionem os resultados das companhias – e consequentemente suas ações. Os balanços do primeiro trimestre, a propósito, devem começar a ser divulgados a partir da segunda quinzena de abril.                         

Externamente, a crise bancária global que começou com o Silicon Valley Bank (SVB) e atravessou o Atlântico para atingir o Credit Suisse parece estar controlada na avaliação dos analistas. Ainda assim, a turbulência continua mostrando efeitos, especialmente no holofote que colocou sobre a trajetória de alta de juros nos Estados Unidos e seus impactos na economia.

Depois da quebra do SVB, o mercado começou a apostar em uma redução do aperto monetário por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Em sua última reunião, o Fed abrandou o ritmo de alta, respondendo a essas expectativas. Ainda assim, nada indica que essa deve ser a postura do BC americano para os próximos meses.

“Embora o mercado concentre as apostas não apenas pelo fim da alta da taxa de juros nos EUA, mas também pelo início de um ciclo de cortes a partir do segundo semestre, a sinalização oficial dos dirigentes do banco central americano até agora segue em sentido contrário, dada a persistência incômoda dos núcleos de inflação em patamares elevados”, avaliam os analistas.

No campo positivo, o BB Investimentos projeta que a retomada da atividade econômica na China pode ser um gatilho positivo para as commodities, o que, por sua vez, poderia beneficiar as gigantes exportadoras brasileiras. Além disso o fluxo de capital estrangeiro para o Brasil poderia ser beneficiado a partir definição do arcabouço fiscal, a nova regra do governo para controlar as contas públicas e a trajetória da dívida.

“Acreditamos que abril promoverá um ambiente de maior apetite a risco, com espaço para que o Ibovespa corrija as perdas mais recentes na esteira de maior fluxo de capital estrangeiro para a bolsa”, afirmaram. O Ibovespa caiu quase 3% em março que poderia ser corrida considerando, principalmente, por uma melhora nas expectativas para a trajetória de juros no segundo trimestre.

Veja também

 

Acompanhe tudo sobre:IbovespaAçõesbolsas-de-valoresBB Investimentos

Mais de Invest

Região do Delta do Rio Yangtzé responde por 58% do crescimento do comércio exterior chinês

Mercado de commodities da China mantém estabilidade pelo quinto mês seguido

Petrobras faz primeira importação de gás natural de Vaca Muerta, na Argentina

Ibovespa fecha em baixa de 0,4% e perde o patamar dos 144 mil pontos