Mercados

Ibovespa cai 4%, abaixo dos 45 mil pontos

Queda é impulsionada por dados fracos da produção industrial brasileira e ações das empresas do grupo EBX

Confiem em mim: abertura de capital da petroleira OGX, em 2008, na Bovespa. Eike diz que tem 9 bilhões de dólares em caixa, mas as ações da empresa derreteram no final de junho (Fernando Cavalcanti/EXAME.com)

Confiem em mim: abertura de capital da petroleira OGX, em 2008, na Bovespa. Eike diz que tem 9 bilhões de dólares em caixa, mas as ações da empresa derreteram no final de junho (Fernando Cavalcanti/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2013 às 17h26.

São Paulo - O Ibovespa está em forte queda nesta terça-feira. O principal índice da bolsa brasileira caiu abaixo da barreira dos 46 mil pontos.

A desvalorização de mais de 4% é motivada pelos fracos dados da produção industral brasileira divulgados nesta manhã.

Segundo o IBGE, a produção das indústrias nacionais caiu 2% em maio em relação ao mês anterior. A expectativa do mercado era de retração de 1,1%. 

Além disso, a queda das empresas X colabora para a derrubada do índice. As ações da OGX (OGXP3) são novamente o destaque e chegaram a cair 16%, após a queda de 29,11% na véspera. 

Nesta segunda-feira, a petroleira anunciou a suspensão do desenvolvimento em três poços de Tubarão Azul. De acordo com a empresa, após concluir análise detalhada nos poços, verificou-se que “não existe, no momento, tecnologia capaz de viabilizar economicamente qualquer investimento adicional nesse Campo visando aumentar o seu perfil de produção".

Ainda segundo a OGX, os poços atualmente em operação poderão cessar de produzir ao longo do ano de 2014.

Além da petroleira, MMX (MMXM3) e LLX (LLXL3), também de Eike Batista, enfrentam um pregão de fortes quedas. Na mínima do dia, as ações perderam 17,29% e 13,48%, respectivamente.

 

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresEBXEmpresasIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF