EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 15 de abril de 2010 às 19h03.
São Paulo - O Ibovespa, principal Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, operou em baixa durante todo o dia, pressionado pelas ações da Petrobras que despencaram hoje. Além disso, dados econômicos norte-americano, os quais ficaram abaixo das expectativas e um possível aperto monetário na China também atormentaram os investidores.
Em relação à divulgação de indicadores econômicos domésticos, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o Índice Geral de Preços (IGP-10), no período de trinta dias até 10 de abril, que foi positivo em 0,63%.
No âmbito corporativo, há rumores de que a Petrobras poderá se desfazer de sua participação em um bloco de exploração controlado pela estatal da Índia Oil and Natural Gas Corp, no qual detém 10%. Próximo das 17 horas, os papéis ON e PN da Petrobras caíram 0,67% e 1,90%, respectivamente. Além disso, as incertezas sobre a capitalização da estatal também perduram.
Por outro lado, a divulgação pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) dos dados de tráfego aéreo do mês de março, os quais apontaram a continuidade da Tam e da Gol como líderes de mercado, tanto nacional, quanto internacional, fizeram com que as ações PN das companhias aéreas Tam e Gol valorizarem 2,71% e 2,23%, simultaneamente, sendo destaques positivos neste pregão.
No encerramento das negociações, as ações PN da Net despencaram 4,08%, reagindo ao rebaixamento da recomendação dos papéis da companhia, em virtude da empresa está perto de atingir o limite físico de expansão de sua cobertura, ao mesmo tempo em que enfrenta forte competição de operadores de TV via satélite. No sentido contrário à noticia, a empresa vai investir R$ 200 milhões em expansão de tecnologia 3D, apesar de positivo, o anuncio não foi suficiente para inverter a tendência de queda nas ações da companhia.
No cenário externo, o número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos, na última semana, registrou um total de 484 mil novos pedidos. A expectativa dos analistas girava em torno de 440 mil pedidos.
A produção industrial norte-americana também veio abaixo das expectativas, com um avanço de 0,1% em março, frente às projeções de avanço de 0,7%.
Já o PIB (Produto Interno Bruto) chinês apresentou alta de 11,9%, no terceiro trimestre, em meio ao cenário de inflação relativamente comportada no país, porém ainda existem dúvidas sobre um possível aperto monetário, devido à questão cambial.