Mercados

Ibovespa avança amparado em commodities e à espera de Yellen

Às 10h07, o Ibovespa subia 0,51 por cento, a 50.879 pontos


	Bovespa: às 10h07, o Ibovespa subia 0,51 por cento, a 50.879 pontos
 (Nacho Doce/Reuters)

Bovespa: às 10h07, o Ibovespa subia 0,51 por cento, a 50.879 pontos (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2016 às 11h53.

São Paulo - A Bovespa avançava na manhã desta segunda-feira, com agentes financeiros à espera de discurso da chair do Federal ReserveJanet Yellen, na expectativa de sinais sobre a trajetória dos juros norte-americanos.

O avanço de commodities no exterior oferecia algum suporte, mas a cena externa segue dividindo o foco com fatores locais, principalmente o cenário político e eventuais riscos à aplicação de medidas econômicas.

Às 11h07, o Ibovespa subia 0,6 %, a 50.923 pontos. O volume financeiro no pregão somava 996 milhões de reais.

O discurso de Yellen está marcado para às 13h30 (horário de Brasília) e vai tratar das políticas monetária e econômica. É seu último discurso antes do encontro do banco central dos Estados Unidos em 14 e 15 de junho.

Em Wall Street, o índice S&P 500 subia 0,42 %.

Do quadro doméstico, novas revelações pela mídia relacionadas a delações no âmbito da operação Lava Jato sustentam a tensão no ambiente político, dada a incerteza de suas implicações na articulação política.

"O investidor estrangeiro ainda espera um sinal de que o novo governo vai ter força e vontade política de fazer o que precisa ser feito", afirmou o chefe da mesa de investidores institucionais da corretora de um banco estrangeiro.

Destaques

Vale mostrava as preferenciais subindo 2,22 %, na esteira do avanço dos preços do minério de ferro à vista na China.

Petrobras reduzia os ganhos do início do pregão e mostrava as preferenciais com acréscimo de apenas 0,93 %, apesar do avanço de cerca de 2 % nos preços do petróleo . Reportagem do jornal Folha de S.Paulo disse que investidores argentinos tentam bloquear a venda de 67 % da Petrobras Argentina à Pampa Energia .

Bradesco operava estável, após abertura mais positiva. Na sexta-feira, um tribunal dos EUA processou o banco com investidores o acusando de ocultar envolvimento no esquema investigado pela operação Zelotes. 

O Bradesco disse não ver justificativa para ser alvo desse processo. Itaú Unibanco tinha variação positiva de 0,07 %.

Kroton caía 0,92 %, também pressionado o Ibovespa, após a Estácio Educacional receber proposta da Ser Educacional para combinar os negócios. 

A proposta não-vinculante ocorre poucos dias após a Kroton ter apresentado proposta semelhante. As ações da Estácio subiam 4,82 % e as da Ser, que não estão no Ibovespa, valorizavam-se 4,07 %.

BRF e JBS caíam 1,06 e 2,04 %, respectivamente, também pesando do lado negativo, em essão de dólar mais fraco ante o real.

Matéria atualizada às 11h52

Acompanhe tudo sobre:Commodities

Mais de Mercados

Lucro da B3 sobe para R$ 1,2 bilhão no 3º tri, mas principal linha de receita recua

Dividendos mais altos? Reforma tributária pode antecipar distribuições, diz Bofa

Disney está perdendo milhões de dólares por dia devido ao bloqueio do YouTube TV

Microsoft e Google vão investir US$ 16 bilhões em IA na Europa