Painel de cotações da B3: Vale segura alta do índice (Germano Lüders/Exame)
Publicado em 6 de março de 2023 às 10h22.
Última atualização em 6 de março de 2023 às 19h18.
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, subiu 0,8% nesta segunda-feira, 6, em dia embalado pela disparada das ações de empresas aéreas. O Ibovespa subiu aos 105.171 pontos na máxima. Na mínima do dia, o índice foi aos 103.170 pontos.
Quem embalou o dia positivo foram as ações das companhias aéreas, com Azul (AZUL4) subindo quase 40% e a Gol (GOLL4) em alta de mais de 20%. O movimento foi puxado pela Azul, com a divulgação do balanço do quarto trimestre e o anúncio de acordos com arrendadores – os proprietários de quem a companhia aluga os aviões.
A companhia encerrou o ano com prejuízo líquido atribuído aos acionistas caindo de R$ 4,21 bilhões para R$ 722 milhões. O grande destaque, no entanto, foi que a empresa firmou acordos comerciais com arrendadores representando mais de 90% do passivo de arrendamento. Os arrendamentos representam 80% da dívida da companhia, e o endividamento é o principal ponto de preocupação dos investidores.
“Ainda que algumas informações importantes sobre o acordo (como o potencial de diluição da atual base acionária) sejam até aqui desconhecidas, este melhora o perfil de crédito da empresa, abre espaço para uma melhor geração de recursos durante 2023 e aumenta o prazo médio da sua dívida”, afirmaram, em relatório, os analistas da Ativa Investimentos.
As ações dispararam e puxaram também os papéis da concorrente, a Gol, e da companhia de viagens CVC (CVCB3). No caso da Gol, investidores reagiram ainda à estreia de sua controladora Abra, que trouxe consigo um alívio financeiro.
As ações dos grandes bancos, que representam quase 15% da carteira teórica do índice, fecharam em alta, ajudando a manter o Ibovespa em terreno positivo.
Já as ações ligadas à economia chinesa, no entanto, limitaram os ganhos do Ibovespa depois que o gigante asiático apresentou uma projeção de crescimento do PIB de 5%, menor que o esperado.
As ações da Vale (VALE3), empresa de maior participação no Ibovespa, caíram mais de 3% e seguraram a alta do Ibovespa. A expectativa é que o crescimento menor na China diminua a demanda pelo minério, impactando as ações do setor.
Siderúrgicas como CSN (CSNA3), Gerdau (GGBR4) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4) acompanharam o movimento e ficaram entre as maiores quedas do dia.
A bolsa de valores do Brasil, a B3, opera das 10h às 17h55 segundo o horário de Brasília. Essa negociação ocorre apenas nos dias da semana, de segunda-feira à sexta-feira. Nesse período, é possível escolher ações da bolsa para investir.
Ou seja: o horário de funcionamento da B3 é similar a um horário comercial. Também não há funcionamento nos dias de feriado.
Entretanto, alguns ativos específicos possuem horários de negociação diferenciados. Por exemplo: o Mercado a Termo vai das 10h às 17h25. Além disso, o Índice Futuro do Ibovespa vai de 9h até 17h.
A negociação com dólar futuro vai de 9h às 17h. Por fim, a negociação com juros futuros vai das 9h às 16h15, mas possui sessão estendida até as 18h.
Além disso, há ativos que possuem menos tempo de negociação: opções sobre Índice de Ações negociam entre 10h05 e 16h50; já o Mercado de Opções está aberto das 10h05 até 16h55.
Há, ainda, alguns horários específicos de pré-abertura, que ocorrem às 09h45 (15 minutos antes da abertura do mercado).