Mercados

Ibovespa abre semana no azul, apoiado na Vale

Índice subiu 0,78 por cento, a 54.436 pontos, com giro financeiro de de 6 bilhões de reais


	Visitantes observam preços de ações em monitores da BM&FBovespa: alta foi favorecida também por dados positivos da China
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Visitantes observam preços de ações em monitores da BM&FBovespa: alta foi favorecida também por dados positivos da China (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2013 às 17h01.

São Paulo - O principal índice da Bovespa iniciou a semana em alta, guiado pela mineradora Vale, favorecida por dados positivos da China e expectativas de bons resultados trimestrais, aliados às ações da Petrobras e do Bradesco.

O Ibovespa subiu 0,78 por cento, a 54.436 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 6 bilhões de reais.

A Vale encabeçou a influência positiva sobre o índice, seguida pela blue chip Petrobras, levando o Ibovespa a andar na frente das bolsas nova-iorquinas.

"Favoreceram a Vale dados sobre o setor de serviços da China e comentários de uma autoridade afirmando que o país deve ter crescimento de 7,5 por cento com facilidade, além da possibilidade do anúncio de reformas pelo Partido Comunista", afirmou o estrategista Luis Gustavo Pereira, da Futura Corretora, sobre a exportadora.

A última leitura do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) para o setor de serviços da China mostrou crescimento no ritmo mais rápido em 13 meses em outubro, em mais um sinal de estabilização econômica.

A ação da Vale foi fortemente recomendada em carteiras de investimentos para novembro, em meio às expectativas de que a mineradora divulgue bons resultados trimestrais na próxima quarta-feira. Analistas consultados pela Reuters preveem que o lucro deve quase dobrar no terceiro trimestre, na comparação anual.

Além das ações das blue chips, também fecharam no azul os papéis da Hypermarcas, que divulgou na noite de sexta-feira alta de 17,3 por cento no lucro líquido do terceiro trimestre na comparação anual.

O UBS elevou o preço-alvo para as ações da Hypermarcas, de 20 para 23,50 reais, citando "outro conjunto de bons resultados, com ganhos na receita e produtividade".


Bradesco, Marfrig e Duratex foram outros destaques de alta do pregão.

Na ponta negativa, se sobressaíram as ações da B2W e da MMX.

Já Embraer minimizou perdas registradas pela manhã, quando chegou a cair mais de 2 por cento. Autoridades norte-americanas e do Brasil estão investigando se a fabricante de aviões subornou funcionários da República Dominicana e da Argentina em troca de contrato para fornecer jatos para as Forças Armadas, segundo documentos obtidos pela Reuters.

Estados Unidos

Os mercados aguardam ansiosamente um relatório sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos na próxima sexta-feira, um dos principais dados para avaliar a saúde da maior economia do mundo. Um resultado forte alimentaria a perspectiva de que o banco central do país pode iniciar a redução de seus estímulos monetários mais cedo que o esperado.

"Os dados são aguardados após alguns dados bons da indústria voltarem a colocar apostas na retirada de estímulos (do Federal Reserve) agora em dezembro. É difícil vislumbrar um movimento relevante (dos mercados) até lá", afirmou o economista Gustavo Mendonça, da Saga Capital.

Nesta segunda-feira, o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, afirmou que o banco central dos EUA não deveria apressar a decisão sobre reduzir seu programa de compras de ativos devido ao nível baixo de inflação.

Dados divulgados mais cedo mostraram que as novas encomendas de bens de capital excluindo o setor militar e aviões, um indicador dos planos de gastos empresariais, caíram 1,3 por cento em setembro, sinal de que as empresas cortaram planos de investimento com força enquanto políticos discutiam os limites orçamentário e de dívida.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Dividendos: As empresas que mais pagaram proventos no ano e 3 recomendações para o restante de 2025

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump