(Patricia Monteiro/Bloomberg via/Getty Images)
Redatora na Exame
Publicado em 29 de abril de 2025 às 10h25.
Última atualização em 29 de abril de 2025 às 13h54.
O mercado brasileiro opera em alta nesta terça-feira, 29, com o Ibovespa registrando alta de 0,60%, aos 135.829 pontos, às 13h50. Na segunda-feira, o índice terminou o dia com ganhos de 0,21%, aos 135.016 pontos.
Os investidores acompanham a divulgação de indicadores econômicos, como o IGP-M e o relatório Jolts dos Estados Unidos, enquanto monitoram os efeitos econômicos da tarifas do presidente Donald Trump.
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,24% em abril, após registrar deflação de 0,34% em março, segundo dados divulgados nesta manhã pelo FGV Ibre. Com o resultado, o indicador acumula alta de 1,23% no ano e de 8,50% em 12 meses.
Também nesta manhã, a pesquisa Gerp mostrou que 33% dos brasileiros aprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 57% reprovam — uma queda de quatro pontos percentuais na desaprovação em relação a março. O número de indecisos ou que preferiram não opinar ficou em 10%. Essa é a primeira queda na reprovação desde o início da série histórica do levantamento, em janeiro, e a maior taxa de aprovação registrada no período, embora ainda abaixo dos 38% observados no começo do ano.
No fim do dia, após o fechamento do mercado, a Petrobras divulga seu relatório de produção e vendas.
Nos Estados Unidos, o destaque foi a divulgação do relatório Jolts de março, que mostrou que a abertura de vagas de emprego nos EUA caiu para o nível mais baixo desde setembro passado. As vagas disponíveis caíram para 7,19 milhões, de acordo com dados mensais do Bureau of Labor Statistics (Departamento de Estatísticas do Trabalho).
À noite, a China publica os PMIs industrial e de serviços de abril.
Na agenda corporativa, o mercado aguarda os números de Neoenergia, Isa Energia, Marcopolo, Iguatemi e LOG.