Invest

Ibovespa fecha no vermelho com investidores ainda à espera de anúncio do pacote fiscal

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com o presidente Lula nesta segunda-feira e, depois, com o diretor de política monetária BC, Gabriel Galípolo

Painel de cotações da B3 (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotações da B3 (Germano Lüders/Exame)

Beatriz Quesada
Beatriz Quesada

Repórter de Invest

Publicado em 25 de novembro de 2024 às 10h40.

Última atualização em 25 de novembro de 2024 às 18h35.

O Ibovespa manteve a toada das últimas semanas e, mais uma vez, operou entre perdas e ganhos com investidores à espera do anúncio do pacote fiscal. A expectativa é que o anúncio seja feito entre hoje e amanhã. Nesta segunda-feira, o índice fechou no campo negativo. 

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, as medidas serão suficientes para garantir o reforço do arcabouço fiscal decisão que vem sendo aguardada com ansiedade pelo mercado.

Ibovespa hoje

  • IBOV: -0,07%, aos 129.036,10 pontos

Neste início de semana, o pacote passa por última avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reúne pela manhã e à tarde com a equipe econômica. 

A reunião envolve os ministérios que integram a Junta de Execução Orçamentária (JEO), órgão que orienta o presidente nas decisões de política fiscal. Além de Haddad, da Fazenda, participam Rui Costa, ministro da Casa Civil, Esther Dweck, ministra da gestão e Gustavo José de Guimarães e Souza, secretário-executivo do Ministério do Planejamento.

Até o momento ainda não houve declaração sobre o pacto. 

[Grifar] “Vamos bater com Lula a redação [do texto] e, ao fim da reunião de segunda-feira, estaremos prontos para divulgar. Aí, se faremos isso na própria segunda ou na terça, é uma decisão que a comunicação vai tomar”, informou Haddad na semana passada.

Na expectativa pela aprovação do pacote fiscal, as ações ligadas à economia doméstica estão entre as maiores altas do dia. Azul (AZUL4) e CVC (CVCB3) lideraram os ganhos subindo 8,65% e 8,70%, respectivamente. Na sequência, Magazine Luiza (MGLU3) e Assaí (ASAI3) avançaram mais de 4%.

A expectativa do mercado é que o anúncio traga alívio para a curva de juros e diminua a pressão sobre as ações ligadas à economia local.

Na ponta negativa, as ações de óleo e gás se destacaram, com Petrobras (PETR3) recuando 0,97%, Prio (PRIO3), 1,36% e a Brava (BRAV3) numa queda de 1,34%. Outro papel que se destacou entre as perdas foi o do Bradesco, que recuou 1,48%.

Como é calculado o índice Bovespa?

O Ibovespa é calculado em tempo real, baseado na média ponderada de uma carteira teórica de ativos. Cada ativo tem um peso na composição do índice, refletindo o desempenho das ações mais negociadas. Se o índice está em 100 mil pontos, o valor da carteira teórica é de R$ 100 mil.

Que horas abre e fecha a bolsa de valores?

Até o dia 1º de novembro (sexta-feira), o horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, e o after market entre 17h30 e 18h. As negociações com o Ibovespa futuro acontecem das 9h às 18h25.

As negociações da B3 ocorrem das 10h às 18h, seguindo o horário de verão dos Estados Unidos, com o after market operando das 18h25 às 18h45. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h.

Acompanhe tudo sobre:IbovespaAçõesFernando HaddadLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Invest

Como a Exxon planeja recuperar US$ 4,6 bilhões em ativos 'confiscados' pela Rússia

Wall Street renova recordes pelo segundo dia seguido com expectativa de mais cortes de juros nos EUA

Receita Federal abre quinto lote de restituição do IR; veja quem recebe

Inter leva finanças para estádio de futebol: o 'gol' é aumentar sua base de investidores