Dança das cadeiras (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 22 de fevereiro de 2012 às 09h46.
São Paulo – O HSBC promoveu um pequeno ajuste no preço-alvo das ações da OSX (OSXB3), de Eike Batista, que passou de 29 reais para 27 reais, com um potencial de valorização de 62,74% em relação ao fechamento da última sexta-feira. A recomendação para a empresa de estaleiros do grupo EBX continua sendo overweight (alocação sugerida acima da média do mercado).
Em relatório enviado para clientes, o analista David Phillips lembra que a empresa está andando passo a passo com o que chama de “primo rico”, a OGX (OGXP3), já que é a responsável pela plataforma que está sendo utilizada no teste de longa duração e começou a gerar dinheiro com a atividade. Com isso, o analista afirma que a percepção do mercado sobre a OSX começa a melhorar. “Apesar da uma recuperação no preço da ação em relação a suas quedas ocorridas este ano, essa tese de investimento continua deslocada de seu potencial real”, afirma.
Isso porque, segundo a análise do HSBC, se consideradas apenas as cinco primeiras plataformas e o estaleiro Açu, o valor justo para o papel da OSX até o final de 2012 já deveria ser de 19 reais. O potencial de valorização aumenta pois o analista acredita que outro fator importante para a companhia é o potencial para que o estaleiro Açu obtenha operações de construção de empresas além da OGX, algo que o mercado ainda não considera no preço.
Apesar dos aspectos positivos, o ajuste no preço-alvo considerou apenas alguns indicadores financeiros e de operações. Para estipular a nova projeção de 27 reais por ação, o HSBC considerou pequenos atrasos na programação futura de plataformas da empresa, aumentou a receita prevista com operações para terceiros entre 2013 e 2014, e mudou a projeção para taxa de câmbio, na qual o dólar passou de 1,60 real para 1,80 real.