Mercados

GWI reabriu fundos para resgates e aplicações

A decisão foi aprovada em assembleia com os cotistas dos fundos

O Fundo de Investimentos em Ações GWI Private Investimento no Exterior ainda enfrenta problemas de liquidez que levou ao fechamento do fundo no início do mês (Marcel Salim/EXAME.com)

O Fundo de Investimentos em Ações GWI Private Investimento no Exterior ainda enfrenta problemas de liquidez que levou ao fechamento do fundo no início do mês (Marcel Salim/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2011 às 13h36.

São Paulo - A gestora de recursos GWI Asset Management SA reabriu a partir de 26 de agosto nove de seus fundos para resgates e aplicações, segundo comunicados ao mercado.

A decisão foi aprovada em assembleia com os cotistas dos fundos, segundo comunicados enviados ontem à Comissão de Valores Mobiliários pela BNY Mellon Serviços Financeiros DTVM SA, administradora dos fundos.

O Fundo de Investimentos em Ações GWI Private Investimento no Exterior ainda enfrenta problemas de liquidez que levou ao fechamento do fundo no início do mês, disse a BNY Mellon em comunicado.

“Os problemas de liquidez que causaram o fechamento do fundo para resgates ainda persistem”, disse o BNY Mellon em um comunicado.

Todos os nove fundos podem ser fechados novamente se os resgates não forem consistentes com os ativos, de acordo com o BNY Mellon.

A Marfrig Alimentos SA, segundo maior produtor de carne bovina da América Latina, subia 2,7 por cento às 12:35, para R$ 7,90, depois de ganhar 4,3 por cento ontem, enquanto o Ibovespa subia 0,90 por cento. A ação da companhia caiu 45 por cento entre 29 de julho e 11 de agosto, enquanto a GWI vendia os papéis para reduzir sua participação e cobrir as perdas dos fundos, disse o presidente da Marfrig, Marcos Molina, em uma entrevista em 15 de agosto. O Ibovespa perdeu 9,3 por cento no mesmo período.

A GWI, empresa que administrava US$ 245 milhões até julho, decidiu fechar os fundos para resgates e novas aplicações depois que a queda dos ativos globais pressionou as posições alavancadas no mercado de ações, disse o BNY Mellon em 12 de agosto. Isso aconteceu depois que o Ibovespa perdeu 20 por cento em relação ao pico de novembro passado, ingressando no chamado bear market no dia 27 de julho.

A empresa de investimentos foi criada em 1995 como companhia de serviços financeiros para a comunidade de imigrantes coreanos no Brasil, segundo seu website. Em 1998, ela alterou seu foco para o mercado de ações. O fundo GWI Leverage Fundo de Investimento em Ações superou pelo menos 98 por cento dos seus pares em 2006, 2007 e 2009, ano no qual avançou 244 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Empresasaplicacoes-financeirasAçõesMercado financeiroFundos de investimentoGWI

Mais de Mercados

BTG Pactual troca Prio (PRIO3) por Embraer (EMBR3) e mantém 10% em construção civil em setembro

Com feriado nos EUA, Ibovespa fecha em queda de olho em Boletim Focus

Dólar sobe pela segunda sessão seguida com cautela sobre orçamento de 2026

Ações dos EUA atingem nível mais caro desde a bolha das 'pontocom', diz jornal