Mercados

Grécia emite € 1,625 bi em letras do Tesouro a juros maiores

Rentabilidade dos papéis foi de 3,85%, na oferta anterior, para 4,1%

Papandreou, primeiro-ministro grego: rumores dizem que dívida pode ser reestruturada (Getty Images)

Papandreou, primeiro-ministro grego: rumores dizem que dívida pode ser reestruturada (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2011 às 08h54.

Atenas - A Grécia colocou nesta terça-feira 1,625 bilhão de euros nas letras do Tesouro a três meses, mas teve que elevar a rentabilidade para 4,1%, informou a Autoridade de Gestão da Dívida.

No leilão de letras a três meses anterior, realizado em fevereiro, foram colocados 390 milhões de euros com rentabilidade de 3,85%.

A oferta da emissão superou 3,45 vezes a quantidade inicialmente solicitada de 1,25 bilhão de euros e a taxa de juros voltou ao nível que tinha em janeiro deste ano, 4,1%.

O diferencial entre o bônus grego e o Bund alemão prolongou nesta terça-feira a tendência de alta registrada nesta segunda-feira até um novo máximo de 1.147 pontos básicos, contra os 1.125 pontos básicos da segunda-feira.

A Grécia está sob supervisão do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Central Europeu e a União Europeia (UE) após ter recebido há um ano uma gigantesca ajuda financeira trienal de seus parceiros da zona do euro e do FMI.

A emissão desta terça-feira foi realizada em meio a fortes rumores sobre uma possível reestruturação da dívida pública grega, que já supera os 340 bilhões de euros e agrava a situação econômica do país, com um déficit de 10,3% do PIB em 2010. No entanto, o governo vem negando essa possibilidade.

"Não lidamos com os cenários de uma reestruturação nem estamos em negociações sobre isso", declarou nesta terça-feira à Agência Efe em Atenas uma fonte do Ministério das Finanças.

Desta forma, foram negadas as informações sobre uma suposta solicitação de Atenas à UE e ao FMI para iniciar a reestruturação da dívida grega antes do verão, publicadas nos últimos dias na imprensa nacional e estrangeira.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEuropaGréciaJurosMercado financeiroPiigsTítulos públicos

Mais de Mercados

Vibra lidera baixas do Ibovespa com rumores de retorno da Petrobras ao varejo

CEOs de Wall Street alertam para impacto das tarifas na inflação e na economia dos EUA

WEG e Usiminas divulgam balanços na próxima semana; confira o calendário completo do segundo tri

Para brigar com Musk, Uber anuncia parceria para criar robotáxis