Mercados

Grécia dá o primeiro passo para troca de títulos

O financiamento para o país será feito pela troca de títulos para detentores privados da dívida grega

O segundo resgate à Grécia desde 2010 foi fechado pelos ministros da zona do euro na terça-feira (Paul MIller/Getty Images)

O segundo resgate à Grécia desde 2010 foi fechado pelos ministros da zona do euro na terça-feira (Paul MIller/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2012 às 11h31.

Atenas - A Grécia deu na quinta-feira o primeiro passo para receber o financiamento urgentemente necessário de 130 bilhões de euros do pacote de resgate, com o Parlamento endossando a troca de títulos para detentores privados de sua dívida.

A troca, em que os investidores negociam títulos para dívida de valor mai baixo, será lançada nesta sexta-feira com o objetivo de cortar 100 bilhões de euros de obrigações, equivalentes a 160 por cento da produção nacional, que levaram o país à beira de um default caótico.

"Aprovando essa lei, o Parlamento nos permitirá sair do vórtice", disse o ministro das Finanças Evangelos Venizelos a parlamentares.

"Para obter sucesso, precisamos estar unidos, sérios, confiáveis, persistentes e trabalhar, trabalhar, trabalhar", acrescentou, antes de a lei de troca de dívida ser aprovada pela maioria apoiada pelos seus parceiros de coalizão do partido Socialista PASOK e do Nova Democracia.

O segundo resgate à Grécia desde 2010 foi fechado pelos ministros da zona do euro na terça-feira, revertendo a ameaça de um default caótico no mês que vem, mas fazendo pouco para tranquilizar as dúvidas sobre a estabilidade fiscal e social de longo prazo do país.

"O pacote não é uma garantia de que o problema na Grécia será resolvido", disse em uma carta o ministro das Finanças da Holanda, Jan Kees de Jager, ao seu Parlamento.

"A Grécia terá que tomar amplas medidas e mostrar que vai implementar as reformas necessárias", disse De Jager, que juntamente com seu parceiro Wolfgang Schaeuble, da Alemanha, liderou o ceticismo sobre o comprometimento de Atenas em colocar suas finanças públicas em ordem.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrise gregaCrises em empresasEuropaGréciaMercado financeiroPiigsTítulos públicos

Mais de Mercados

Após lançamento em Austin, Tesla mira Nevada para ampliar serviço de robotáxis

'Desquerida'? Ação da WEG toca mínima do ano após balanço e apaga ganhos recentes

Ibovespa fecha em alta com impulso de Petrobras e bancos

Tesla (TSLA) reporta a maior queda nas receitas trimestrais em mais de uma década