Invest

Grab, unicórnio de Cingapura, estreia na Nasdaq nesta quinta-feira

A listagem do serviço de transporte por aplicativo oferece aos investidores americanos uma nova oportunidade de investir no sudeste asiático, que tem sido sub-representado no mercado de ações global

As ações Classe A do Grab serão negociadas no mercado. As ações da Classe B - com direito a 45 votos por ação - serão detidas pela administração, o que lhe confere cerca de 60% dos direitos de voto (LightRocket/Getty Images)

As ações Classe A do Grab serão negociadas no mercado. As ações da Classe B - com direito a 45 votos por ação - serão detidas pela administração, o que lhe confere cerca de 60% dos direitos de voto (LightRocket/Getty Images)

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

Há um novo momento no mercado de tecnologia da Ásia. Enquanto gigantes como Alibaba e Tencent seguem sob o escrutínio do governo chinês, que pede por mais controle das atividades das companhias, um grupo de contrapartes do sudeste asiático ganha os holofotes.

Um deles é o Grab, um unicórnio de Cingapura, que opera um serviço de transporte por aplicativo, e que será listado nos Estados Unidos nesta quinta-feira, 2, por meio de uma empresa de aquisição de propósito específico (Spac) é esperado que a transação da Spac, aliada à uma fusão anterior com a Altimeter Growth, avalie o negócio em 40 bilhões de dólares.

O Grap é a segunda startup de tecnologia do sudeste asiático a ser listada nos EUA, depois da compatriota Sea, que gerencia a operação ocidental da Shopee, foi listada na Bolsa de Valores de Nova York em 2017 e já é avaliada em 160 bilhões de dólares.

Outro gigante que deve ir à Nasdaq é o GoTo Group, formado a partir da fusão da indonésia Gojek, uma empresa de caronas, com a Tokopedia, uma empresa de comércio eletrônico, e que deve estrear no mercado no primeiro semestre de 2022.

E, se a soma das avaliações da três empresas citadas se aproxima de 250 bilhões de dólares, ao adicionar na conta a fatia de 70 bilhões de dólares contabilizados de unicórnios recém-nascidas, se obtém evidências, dizem os analistas, de que no sudeste asiático está surgindo um grande mercado de tecnologia que atende ao menos 650 milhões de pessoas, e que certamente terá uma longa fase de crescimento e independência da China.

Acompanhe tudo sobre:AppsSingapuraUberNasdaqExame Hoje

Mais de Invest

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15

Elli, da Volkswagen, inicia comercialização de energia para clientes