Mercados

Google levanta Wall Street em semana de perdas

Os resultados do Google superaram as previsões mais otimistas no fim da quinta-feira, motivando um salto de 13 por cento na ação

Balanço recorde da companhia ajudou a estimular os índices americanos;  o Dow Jones avançou 0,34% enquanto o tandard & Poor's 500 registrou alta de 0,56%  (Jeff Mitchell / Getty Images)

Balanço recorde da companhia ajudou a estimular os índices americanos; o Dow Jones avançou 0,34% enquanto o tandard & Poor's 500 registrou alta de 0,56% (Jeff Mitchell / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2011 às 18h10.

Nova York - Os resultados surpreendentes do Google ditaram ganhos no Nasdaq nesta sexta-feira, mas a crescente incerteza sobre a capacidade do governo norte-americano de chegar a um acordo sobre a redução de seu déficit pode manter investidores na defensiva durante a próxima semana.

O Dow Jones avançou 0,34 por cento a 12.479 pontos. O Standard & Poor's 500 registrou alta de 0,56 por cento, a 1.316 pontos. O Nasdaq teve valorização de 0,98 por cento, a 2.789 pontos.

Na semana, o S&P cedeu 2 por cento, enquanto o Dow recuou 1,4 por cento e o Nasdaq teve desvalorização de 2,4 por cento.

Os ganhos desta sexta-feira foram o ponto alto de um período dominado pela atividade vendedora, que pressionou para baixo o S&P 500. O índice teve sua pior semana em cinco.

Temores quanto aos problemas ligados aos déficits dos governos dos Estados Unidos e de países europeus pressionaram o mercado, mesmo com expectativas de fortes resultados corporativos na semana que vem.

O mercado acionário tem minimizado o debate de Washington sobre a elevação do teto da dívida, necessária para evitar um default. Mas investidores afirmaram que o problema reduz o entusiasmo, mesmo com a maioria expressando confiança de que um acordo será atingido.

"Estamos oscilando e aguardando clareza sobre todos esses temas diferentes", disse Fred Dickson, estrategista-chefe de mercado na D.A. Davidson & Co. no Oregon.

O presidente dos EUA, Barack Obama, realizou uma coletiva de imprensa na Casa Branca nesta sexta-feira sobre as negociações. A Standard & Poor's alertou no fim da quinta-feira que há 50 por cento de chance de que a agência de classificação de risco reduzira a nota "AAA" dos EUA caso um acordo não seja atingido em breve.

Os resultados do Google superaram as previsões mais otimistas no fim da quinta-feira, motivando um salto de 13 por cento na ação, o que lhe deu o melhor desempenho do Nasdaq 100. O componente de tecnologia da informação do S&P subiu 1,6 por cento.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleAçõesTecnologia da informaçãoMercado financeirowall-street

Mais de Mercados

Palantir nega falhas de segurança em sistemas de defesa; mercado reage mal e ação cai 7,5%

Novo Nordisk planeja lançar pílula contra obesidade em plataformas de telemedicina

Renault estuda aliança com chinesa Cherry para fabricar carros na América do Sul

Ibovespa fecha nos 144 mil pontos, mas tem saldo negativo na semana