Mercados

GOL sobe 10% após governo defender estrangeiros no setor

Em entrevista ao Valor Econômico, ministro dos Transportes disse que projeto de liberação de estrangeiros pode ser aprovado ainda neste ano


	No mês, as ações da GOL já acumulam alta de quase 38%
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

No mês, as ações da GOL já acumulam alta de quase 38% (Dado Galdieri/Bloomberg)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 18 de agosto de 2016 às 15h30.

São Paulo -- As ações preferencias da GOL dispararam mais de 10% na tarde nesta quinta-feira (18). Os papéis da companhia aérea chegaram a ser cotados a 7,07 reais. No mês, as ações já acumulam alta de quase 38%.

Um dos motivos que podem ter animado os investidores da empresa foi a fala do ministro dos Transportes, Maurício Quintella. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Quintella disse que a liberação de 100% de capital estrangeiro nas companhias aéreas pode sair do papel ainda neste ano.

De acordo com o ministro, alguns senadores têm se mostrado favoráveis à retirada do limite de participação de investidores estrangeiros em empresas do setor. Atualmente, grupos de fora só podem deter 20% das companhias aéreas brasileiras.

O desafio de convencer os senadores não é pequeno. A mesma pauta já passou pelo Senado em julho deste ano, mas acabou sendo vetada. Os parlamentares alegaram que a questão era muito complexa e que devia ser melhor debatida. A esperança de Quintella é que, com a apresentação de novos argumentos, o projeto seja aprovado “o mais rápido possível”.

“A liberação vai possibilitar que as empresas que operam no Brasil tenham acesso a recursos externos, vai possibilitar que haja novas empresas se instalando no Brasil, elas estarão submetidas à legislação brasileira, vão pagar imposto no Brasil, vão gerar empregos no Brasil, por isso não tem sentido não abrir o capital”, disse o ministro ao jornal.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoB3bolsas-de-valoresMercado financeiroMinistério dos TransportesSetor de transporte

Mais de Mercados

Ações da Nvidia atingem máxima histórica depois de Trump flexibilizar exportações de chips

Novo Ibovespa: As ações que devem entrar e sair do índice no rebalanceamento de agosto

Ibovespa perde fôlego e cai, pressionado por Vale; dólar recua com inflação nos EUA

B3: Com recuperação da bolsa, dados operacionais vem acima do esperado em junho