Mercados

GM capta US$20,1 bi em maior oferta de ações dos EUA

A forte recepção de Wall Street à operação representa uma conquista para o governo do presidente Barack Obama

A GM vendeu 478 milhões de ações a 33 dólares cada uma, conseguindo 15,77 bilhões de dólares (Bill Pugliano/Getty Images)

A GM vendeu 478 milhões de ações a 33 dólares cada uma, conseguindo 15,77 bilhões de dólares (Bill Pugliano/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2010 às 21h04.

Nova York - A General Motors arrecadou 20,1 bilhões de dólares na maior oferta pública da história dos Estados Unidos, depois de precificar as ações no maior nível de seu intervalo de preços graças à forte demanda de investidores.

A GM vendeu 478 milhões de ações a 33 dólares cada uma, conseguindo 15,77 bilhões de dólares, assim como 4,35 bilhões de dólares em ações preferenciais, acima dos 4 bilhões de dólares planejados inicialmente.

Incluindo uma opção de lote suplementar, o que será resolvido nos próximos dias, a GM poderá arrecadar 23,1 bilhões de dólares, a maior oferta pública inicial da história norte-americana.

A forte recepção de Wall Street à operação representa uma conquista para o governo do presidente Barack Obama, que optou por financiar a reestruturação da GM com uma impopular falência declarada em 2009.

O sucesso da oferta reduz imediatamente a participação do governo na montadora de 61 por cento para estimados 33 por cento se todas as ações disponíveis forem vendidas.

"Você não está na GM para um investimento de três meses", disse à Reuters Tim Leuliette, diretor da Visteon Corp e durante longo tempo executivo da indústria automobilística dos Estados Unidos.

A venda de ações da GM representa um grande passo para evitar perdas a partir do resgate estatal de 50 bilhões de dólares à empresa de 102 anos, que passou da condição de líder para falida nos últimos anos.

Depois do resgate, a montadora passou a ter o estigma de que tinha se tornado "Government Motors".

Inicialmente, a montadora tinha feito pedido para vender 365 milhões de ações por entre 26 e 29 dólares por papel e 3 bilhões de dólares em ações preferenciais, mas elevou os termos diante da demanda robusta.

Acompanhe tudo sobre:AçõesBarack ObamaEmpresasEmpresas americanasGM – General MotorsMontadorasPersonalidadesPolíticos

Mais de Mercados

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real

Ibovespa fecha em queda, apesar de rali pós-Fed no exterior; Nasdaq sobe mais de 2%

Reação ao Fomc e Copom, decisão de juros na Inglaterra e arrecadação federal: o que move o mercado