Mercados

Franco sobe apesar de medida para aumentar liquidez

Estrategistas agora acreditam que o franco vai se fortalecer, mas não deverá voltar aos níveis recordes vistos na semana passada

Investidores agora estão preocupados com a França e o Reino Unido, após o corte do rating norte-americano (Jasper Juinen/Getty Images)

Investidores agora estão preocupados com a França e o Reino Unido, após o corte do rating norte-americano (Jasper Juinen/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2011 às 09h52.

Londres - Os operadores voltaram a comprar franco suíço na manhã de hoje, depois de o Banco Nacional da Suíça (SNB, o banco central do país) decepcionar os investidores ao não atrelar a moeda ao euro, como se esperava. Com isso, uma medida para injetar liquidez no mercado não foi suficiente para conter a valorização da divisa do país.

Após uma reunião hoje, o SNB decidiu aumentar o nível dos depósitos à vista dos bancos de 120 bilhões de francos para 200 bilhões de francos. Como os depósitos à vista são fundos que podem ser transferidos imediatamente e sem restrição para outra conta ou podem ser convertidos em dinheiro, a medida pretendia ampliar a liquidez no mercado e enfraquecer o franco.

Mas não foi o que aconteceu, pois os participantes do mercado estavam esperando que o SNB anunciasse que iria fixar o franco ao euro, já que recentemente autoridades da instituição haviam se negado a descartar essa ideia. "Isso decepcionou todo mundo. O SNB implicitamente disse ao mercado que iria haver um atrelamento e agora o mercado está desapontado", comentou Sebastien Galy, estrategista do Société Générale em Londres.

Estrategistas agora acreditam que o franco vai se fortalecer, mas não deverá voltar aos níveis recordes vistos na semana passada. "O mercado ainda está nervoso com relação a possíveis novas medidas do SNB", afirmou Ian Stannard, estrategista do Morgan Stanley.

Às 7h45 (de Brasília), o euro caía 0,72%, para 1,1392 franco suíço, enquanto o dólar recuava 0,98%, para 0,7888 franco suíço. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioEuropaFrançaMoedasPaíses ricos

Mais de Mercados

Venda de títulos por meio do Tesouro Direto será suspensa na terça por conta de greve de servidores

Goldman Sachs rebaixa Azul de compra para neutro e vê incertezas na renegociação de dívida

Ibovespa recua repercutindo risco fiscal e mercado externo

Mercados abrem a semana com pessimismo na Europa e China no radar