Mercados

França e Alemanha podem ter o rating rebaixado, alerta Cairn Capital

Qualquer ajuda ao fundo europeu de estabilidade econômica deve agravar a situação fiscal de ambas as nações

Investidor (Getty Images)

Investidor (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2011 às 11h54.

São Paulo – A Cairn Capital, companhia britânica administradora de hedge funds, prevê que a França pode ter seu rating AAA rebaixado em breve, e que a Alemanha deve seguir o mesmo caminho, principalmente caso as duas nações elevem suas dívidas para ajudar as economias que necessitam de socorro na Europa.

Em declaração à Reuters, Graham Neilson, estrategista-chefe de investimentos da Cairn Capital e que administra 24,5 bilhões de dólares em operações envolvendo papéis de dívidas na Europa, afirmou que os próprios problemas econômicos da França ou as futuras contribuições para o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) devem provocar o rebaixamento da nota do país europeu.

“Há muitas falhas econômicas nos mecanismos do euro”, destacou Neilson, citando o alto nível de endividamento dos países, divergências entre as nações que integram a Zona do Euro e as expectativas de inflação por parte do Banco Central Europeu (BCE).

A França deve ser rebaixada mais por conta de um potencial aumento de sua dívida com a ajuda ao FEEF do que devido aos seus próprios problemas econômicos, aposta a Cairn Capital.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaFrançaMercado financeiroAlemanhaAgências de ratingDívidas de paísesEndividamento de paísesRating

Mais de Mercados

Gol anuncia plano para fechar capital no Brasil 

Samsung tem maior lucro trimestral desde 2022 com demanda aquecida por chips e IA

Wall Street e petróleo se recuperam após incerteza comercial entre EUA e China

Ouro dispara a US$ 4.100 e atinge novo recorde em meio a tensões globais