Mercados

Fitch retira grau de investimento de Portugal

Nota de crédito caiu de BBB- para BB+ e perspectiva continua negativa

A agência agora espera que o PIB do país recue 3% em 2012 (Sean Gallup/Getty Images)

A agência agora espera que o PIB do país recue 3% em 2012 (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2011 às 09h18.

São Paulo – A Fitch Rating removeu hoje o status de grau de investimento de Portugal. A nota de crédito do país caiu de BBB- para BB+, nível considerado especulativo. A perspectiva para o rating do país continua negativa. O patamar de confiança da agência na capacidade de pagamento da dívida portuguesa está agora dois degraus abaixo do Brasil, que possui nota BBB.

“Os grandes desequilíbrios fiscais do país, o alto endividamento em todos setores, e a perspectiva econômica adversa denotam que o perfil de crédito soberano não está mais consistente com um rating de grau de investimento”, explica o analista Douglas Renwick, que assina o relatório.

A agência rebaixou as projeções de crescimento do país sob a luz da piora das estimativas para a Europa. A agência agora estima que o PIB (Produto Interno Bruto) irá contrair 3% em 2012. Para Renwick, as esperadas reformas estruturais podem deixar Portugal em uma posição mais competitiva no longo prazo.

Ele lembra, contudo, que a recessão esperada para os próximos dois anos torna o plano de redução de déficit muito mais desafiador. A Fitch acredita no comprometimento do governo português e espera que as metas de déficit orçamentário de 5,9% para este ano e de 4,5% para 2012 sejam atingidas.

O cenário-base da agência projeta um avanço da relação entre a dívida geral do governo e o PIB suba de 93,3% do final do ano passado para em torno de 110% em 2011 e atinja o pico de 116% em dezembro de 2013. A Fitch ressalta ainda que os bancos de Portugal precisam ser recapitalizados.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingEmpresasEuropaFitchMercado financeiroPiigsPortugalRating

Mais de Mercados

Muita emoção na Bolsa? As ações de “convicção” do UBS para navegar na volatilidade

Ações de Netflix e Disney caem após China anunciar redução na importação de filmes dos EUA

Insider trading? Senadores pedem investigação de Trump após pausa em tarifas

Apesar de trégua, tarifas de Trump terão 'impacto sério' na economia global, diz UBS