Mercados

Fitch rebaixa ratings nacionais da Gafisa e da Tenda

O rebaixamento dos ratings reflete a expectativa de enfraquecimento do perfil financeiro consolidado da Gafisa, com acentuada redução das margens operacionais

A agência acredita que, em 2012, as empresas do setor estarão expostas a um cenário de forte competição e maior pressão relativa sobre os custos (Claudio Rossi/EXAME.com)

A agência acredita que, em 2012, as empresas do setor estarão expostas a um cenário de forte competição e maior pressão relativa sobre os custos (Claudio Rossi/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2012 às 10h32.

São Paulo - A Fitch Ratings rebaixou ontem o rating nacional de longo prazo da Gafisa e de sua subsidiária Construtora Tenda Gafisa para 'BBB+(bra)', de 'A-(bra)'. O rating nacional de longo prazo da quinta emissão de debêntures da Gafisa, no valor de R$ 250 milhões, com vencimento em 2018, também foi rebaixado para 'BBB+(bra)', de 'A-(bra)'. Ao mesmo tempo, a Fitch colocou todos os ratings em Observação Negativa.

Segundo a agência, o rebaixamento dos ratings reflete a expectativa de enfraquecimento do perfil financeiro consolidado da Gafisa, com acentuada redução das margens operacionais e piora de seus indicadores de crédito e de sua liquidez. "De acordo com informação divulgada pela Gafisa aos investidores no final de 2011, o volume de distratos de vendas realizadas pela Tenda deverá aumentar significativamente, tendo em vista o desenquadramento de créditos de compradores do segmento de baixa renda junto à instituição financeira. Esses distratos deverão resultar em elevação do estoque de unidades concluídas e devolução dos pagamentos realizados ao comprador", destaca a Fitch.

A agência também explica que a observação negativa reflete as incertezas quanto à magnitude dos distratos e provisões a serem incorridos e seus impactos negativos no perfil de crédito consolidado da Gafisa. Os ratings poderão ser rebaixados, caso o impacto negativo dos resultados operacionais e da liquidez seja maior do que o esperado pela Fitch.

A agência acredita que, em 2012, as empresas do setor estarão expostas a um cenário de forte competição e maior pressão relativa sobre os custos, principalmente os relacionados à mão de obra. Este quadro torna ainda mais desafiadores os objetivos da Gafisa de recuperar suas margens operacionais e reforçar suas medidas de crédito.

"O rating da Tenda reflete o perfil de crédito consolidado da Gafisa, que detém 100% de seu capital. A Tenda atua como unidade operacional inteiramente integrada à Gafisa e sob seu total controle de gestão. Portanto, seus resultados são analisados com base no desempenho consolidado das demonstrações financeiras da controladora", diz a Fitch.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingConstrução civilEmpresasFitchGafisaMercado financeiroRating

Mais de Mercados

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap

Ibovespa cai mais de 1,3% de olho em fiscal brasileiro; dólar sobe 1,5%

Petrobras paga nesta sexta-feira a segunda parcela de proventos do 1º trimestre