Mercados

Fitch rebaixa ratings da Itália, Espanha, Bélgica, Eslovênia e Chipre

Perspectiva negativa indica a chance um pouco acima de 50% de um novo rebaixamento em até dois anos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2012 às 15h41.

São Paulo - A Fitch Ratings rebaixou nesta sexta-feira as notas de classificação de crédito da  Itália, Espanha, Bélgica, Eslovênia,Chipre e reafirmou a nota da Irlanda. A perspectiva de todos países foi mantida em negativa, o que indica uma chance um pouco acima de 50% para um novo rebaixamento em até dois anos, disse a agência em nota.

A nota da Itália passou de A+ para A-, da Espanha de AA- para A, da Bélgica de AA+ para AA, da Eslovênia de AA- para A e de Chipre de BBB para BBB-. A nota da Irlanda foi reafirmada em BBB+.

Segundo a Fitch, as ações de hoje balanceiam a deterioração acentuada da perspectiva econômica com as políticas a nível nacional para enfrentar os desequilíbrios fiscais e macroeconômicos e o sucesso inicial do programa de refinanciamento do Banco Central Europeu (BCE).

“No entanto, a intensificação da crise na zona do euro no último semestre do ano passado minaram a eficiência da política monetária do BCE e reforçaram os riscos de financiamento enfrentados pelos governos na ausência de um ‘firewall’ contra o contágio e crises de liquidez”, ressalta o texto.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingBélgicaEmpresasEspanhaEuropaFitchIrlandaItáliaMercado financeiroPaíses ricosPiigsRating

Mais de Mercados

Mercado Livre deve avançar com IA após troca de comando, diz CEO

Ferrari amplia lucro no 2º trimestre apesar das tarifas, mas ações caem com reação do mercado

Vale vai distribuir US$ 1,45 bilhão em JCP no mês de setembro: quem terá direito?

Julho fecha com pior desempenho do Ibovespa em 2025 e queda histórica do dólar desde 2016