Mercados

Fitch rebaixa ratings da construtora Viver

Os ratings nacionais de longo prazo e da segunda emissão de debêntures foram rebaixados de BBB para BB+, com perspectiva negativa


	O fraco desempenho dos indicadores de crédito da Viver levaram ao rebaixamento dos ratings
 (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

O fraco desempenho dos indicadores de crédito da Viver levaram ao rebaixamento dos ratings (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2012 às 16h59.

São Paulo - A agência de classificação de risco Fitch rebaixou hoje os ratings da Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3). O rating nacional de longo prazo foi rebaixado de BBB para BB+. O rating nacional de longo prazo da segunda emissão de debêntures, de 100 milhões de reais e vencimento em 2014, também foi rebaixado de BBB para BB+. Ambos têm perspectiva negativa.

Em comunicado, a Fitch esclareceu que o rebaixamento reflete o enfraquecimento do desempenho operacional e dos indicadores de crédito da empresa, que estão abaixo das expectativas iniciais.

Para a Fitch, os indicadores de crédito da Viver devem permanecer fracos em 2012 e 2013 e em linha com a categoria de rating. “Nos próximos dois anos a Viver estará exposta a um cenário de forte competição e sofrerá relativa pressão sobre os custos, o que torna ainda mais desafiadores seus objetivos de recuperar as margens operacionais e reforçar os indicadores de crédito”, diz o comunicado. 

O rebaixamento também incorpora um aumento do risco de refinanciamento e maiores pressões de pagamento da dívida corporativa no curto prazo.

Além da capitalização de 50 milhões de reais anunciada pela companhia, a Fitch espera que a Viver venda ativos nos próximos meses e que os recursos sejam direcionados à redução de dívidas.

Para ter a perspectiva negativa removida, a Viver precisa alcançar maior balanceamento entre liquidez e dívida de curto prazo. O contrário, com maiores pressões de refinanciamento de curto prazo podem levar a novos rebaixamentos. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasMercado financeiroFitchAgências de ratingViver Incorporadora e ConstrutoraRatingConstrução civil

Mais de Mercados

Airbnb vai adotar tecnologia 'antifesta' em reservas no Halloween

Com chips de IA, Qualcomm tem maior alta na bolsa em seis meses

Ibovespa bate novo recorde com otimismo após encontro de Lula e Trump

Bolsa argentina fecha em alta de quase 22% no 'day after' da eleição