Mercados

Fitch rebaixa a perspectiva do rating americano de estável para negativa

Alto endividamento pode reduzir o armamento de resposta dos EUA contra futuras crises

A Fitch reconhece que existe uma considerável incerteza em torno do potencial de produção da economia (Miguel Medina/AFP)

A Fitch reconhece que existe uma considerável incerteza em torno do potencial de produção da economia (Miguel Medina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2011 às 18h58.

São Paulo – A agência de classificação de risco Fitch Ratings alterou a perspectiva do rating de longo prazo dos Estados Unidos de perspectiva para negativa. A nota AAA foi reafirmada. A Standard and Poor’s rebaixou nota dos EUA para AA+ em 5 de agosto.

“A economia americana continua uma das mais produtivas no mundo, refletida em níveis de receitas por pessoa que são substancialmente maiores que os outros grandes pares AAA”, afirma a agência em uma nota assinada pelo analista David Riley.

“Entretanto, a Fitch reconhece que existe uma considerável incerteza em torno do potencial de produção da economia e a possibilidade de um período de crescimento econômico acima da média”, diz.

Desta forma, enquanto a capacidade produtiva continue parada e o desemprego elevado, maior a chance que uma perda de produção (e de impostos) seja maior que a estimada, com implicações negativas para as projeções fiscais de médio a longo prazo.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingEmpresasEstados Unidos (EUA)FitchMercado financeiroPaíses ricosRating

Mais de Mercados

CVC sobe 7% na bolsa com poison pill e alta das ações domésticas

Em meio a pressão por boicotes, ação do Carrefour sobe 3,31%

O saldo final – e os vencedores – da temporada de balanços do 3º tri, segundo três análises

Warren Buffett doa US$ 1,1 bilhão em ações da Berkshire Hathaway: "Nunca quis criar uma dinastia"