Mercados

Fitch eleva rating nacional de longo prazo da Amil

A mudança, segundo a agência de risco, segue o anúncio, nesta sexta-feira (26), da conclusão da transferência do controle acionário direto da Amil


	Logotipo da Amil em prédio do Rio de Janeiro: as classificações, acrescenta, também contemplam a liderança da Amil no mercado brasileiro de saúde complementar
 (Ricardo Moraes/Reuters)

Logotipo da Amil em prédio do Rio de Janeiro: as classificações, acrescenta, também contemplam a liderança da Amil no mercado brasileiro de saúde complementar (Ricardo Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2012 às 15h11.

A Fitch Ratings elevou, nesta terça-feira, o rating nacional de longo prazo da Amil Participações S.A. para "AAA (bra)", de "AA (bra)". A perspectiva do rating corporativo é estável.

A mudança, segundo a agência de risco, segue o anúncio, nesta sexta-feira (26), da conclusão da transferência do controle acionário direto da Amil, representando 58,9% do capital votante e total, para a UnitedHealth Group Inc., uma das maiores empresas de benefícios e serviços de saúde nos Estados Unidos.

A Agência Nacional de Saúde (ANS) aprovou os termos e condições da transação no último dia 22. "A elevação do rating reflete o fortalecimento do perfil financeiro e de negócios da Amil em termos de suporte financeiro; a valiosa experiência de negócios; e o acesso à moderna tecnologia através de seu novo controlador, a UnitedHealth, avaliada pela Fitch com o IDR (Issuer Default Rating - Rating de Probabilidade de Inadimplência do Emissor) "A" e Rating Internacional de Força Financeira de Seguradora (FFS) "AA-" (AA menos)", explica.

A Fitch informa ainda que acredita que o suporte da companhia americana provavelmente reduzirá o custo de captação da Amil, além de prover maior flexibilidade financeira para a companhia manter sua estratégia de aquisições no País e no exterior. "Até o momento, a Amil vem operando seus negócios em rentáveis bases operacionais e sólida estrutura de capital", destaca.

Os ratings da Amil também se baseiam, segundo a Fitch, na histórica eficiência da empresa na gestão de negócios, na bem-sucedida experiência de integração de companhias adquiridas e no conservadorismo no gerenciamento do perfil financeiro.

As classificações, acrescenta, também contemplam a liderança da Amil no mercado brasileiro de saúde complementar; o longo histórico de baixos índices de sinistralidade médico-hospitalar; e a ampla cobertura dos segmentos de mercado, possibilitada por sua rede de prestadores de serviços e pelo mix de produtos, o que lhe proporciona vantagens competitivas frente a seus pares na indústria.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasServiçosSetor de saúdeEmpresas americanasMercado financeiroFitchAgências de ratingAmilRating

Mais de Mercados

Em movimento incomum, Apple elimina dezenas de cargos mesmo com receita recorde

Ibovespa sobe menos que NY, mas fecha em alta após 4 quedas seguidas

Dólar volta a fechar em baixa após duas altas seguidas

Ibovespa hoje: acompanhe o movimento da bolsa e dólar nesta segunda-feira, 24