Mercados

Fitch eleva rating do Banco Panamericano

Elevação se baseia no suporte do BTG Pactual, bem como nos benefícios de ter a Caixa como acionista e principal financiador

Ações preferenciais do Banco PanAmericano registram ganhos de 41% em 2011. (Divulgação)

Ações preferenciais do Banco PanAmericano registram ganhos de 41% em 2011. (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2011 às 15h19.

São Paulo - A Fitch Ratings elevou nesta quarta-feira (13) o rating nacional de longo prazo do Banco PanAmericano (BPNM4) de A- para AA-. A perspectiva é classificada como estável.

“A elevação se baseia no suporte do Banco BTG Pactual, bem como nos benefícios de ter a Caixa Econômica Federal como acionista e principal financiador, após aprovação final da atual composição acionária do banco por parte das autoridades brasileiras”, justifica a agência.

Vale lembrar que, em 4 de maio, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a compra do banco PanAmericano pelo banco BTG Pactual. A operação havia sido anunciada no fim de janeiro. O BTG Pactual comprou o controle do banco (51% das ações ordinárias) por 450 milhões de reais. A aquisição ocorreu depois de episódios turbulentos envolvendo o PanAmericano.

A Fitch ressalta que apenas as demonstrações financeiras de dezembro de 2010 e março de 2011 são confiáveis para análise do Banco PanAmericano, dado que os balanços anteriores apresentavam inconsistências contábeis, principalmente envolvendo cessões de crédito, superestimando a carteira de crédito e suas receitas.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasBancosMercado financeiroFitchAgências de ratingBanco PanAmericanoSilvio SantosBancos quebradosRating

Mais de Mercados

Wall Street renova recordes pelo segundo dia seguido com expectativa de mais cortes de juros nos EUA

Inter leva finanças para estádio de futebol: o 'gol' é aumentar sua base de investidores

Desdolarização? Para o Citigroup, abandono do dólar é 'miragem' — mas moeda deve continuar em queda