Mercados

Fitch dá nota AAA ao plano reformado do fundo europeu

A classificação foi atribuída pela agência após a aprovação por todos os 17 membros do bloco do Acordo de Estrutura

No entanto, o relatório da agência não comenta sobre o plano anunciado na madrugada de ontem pela cúpula da UE, para alavancar o poder de fogo da EFSF (Ralph Orlowski/Getty Images)

No entanto, o relatório da agência não comenta sobre o plano anunciado na madrugada de ontem pela cúpula da UE, para alavancar o poder de fogo da EFSF (Ralph Orlowski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2011 às 09h38.

São Paulo - A agência de classificação Fitch atribuiu nota de risco (rating) AAA para o programa de dívidas garantidas de médio e longo prazo da nova Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês). A classificação AAA foi atribuída pela agência após a aprovação por todos os 17 membros do bloco do Acordo de Estrutura (anunciado em 21 de julho), que determina as diretrizes para o funcionamento do fundo de resgate europeu.

A Fitch também atribuiu rating F1+ para instrumentos de dívida garantida de curto prazo (com vencimento inferior a 12 meses) emitidos pela EFSF.

O relatório da agência não comenta especificamente sobre o plano anunciado na madrugada de ontem pela cúpula da União Europeia, para alavancar o poder de fogo da EFSF. Entretanto, a Fitch afirma que o aumento na capacidade do fundo de resgate deve ser atingido sem a extensão das garantias que dão sustentação à EFSF e dentro dos termos de condições existentes no Acordo de Estrutura.

A Fitch também reafirmou o rating AAA dos bônus emitidos até agora pela EFSF, que totalizam 13 bilhões de euros.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingEmpresasEuropaFitchMercado financeiroRatingUnião Europeia

Mais de Mercados

Ibovespa sobe puxado por Petrobras após anúncio de dividendos

Escândalo de suborno nos EUA custa R$ 116 bilhões ao conglomerado Adani

Dividendos bilionários da Petrobras, pacote fiscal e cenário externo: assuntos que movem o mercado

Ação da Netflix tem potencial de subir até 13% com eventos ao vivo, diz BofA