Mercados

Fitch atribui rating BBB+ à emissão de notas da Vale

Nota considera a sólida posição de negócios de uma das maiores mineradoras do mundo


	Terminal da Vale em Ponta Madeira, no Maranhão: empresa é a maior produtora mundial de minério de ferro
 (Dario Zalis/EXAME.com)

Terminal da Vale em Ponta Madeira, no Maranhão: empresa é a maior produtora mundial de minério de ferro (Dario Zalis/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2012 às 13h45.

São Paulo – A agência de classificação de risco Fitch atribuiu rating BBB+ à proposta de emissão de notas da Vale (VALE3 e VALE5), apresentada ao mercado nesta terça-feira.

Segundo nota enviada hoje ao mercado pela agência, o rating considera a sólida posição de negócios da mineradora. A empresa é a maior produtora mundial de minério de ferro, com participação estimada em 24% do mercado de transporte transoceânico, e a segunda de níquel.

“Os ratings também refletem os fortes demonstrativos financeiros da Vale, sua conservadora estrutura de capital e seu sólido fluxo de caixa das operações”, explicou.

Entre os fatores que poderiam acarretar uma ação negativa no rating, a Fitch cita a grande aquisição financiada por dívida, a mudança na estratégia da administração com relação à conservadora estrutura de capital e o desaquecimento prolongado da demanda e dos preços das commodities. A agência também coloca como risco a redução na nota uma maior interferência do governo na estrutura de capital e no programa de investimentos da companhia.

A Vale informou nesta terça-feira, em nota enviada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que pretende emitir bônus com vencimento em 2042. Os recursos líquidos da oferta serão usados para propósitos corporativos em geral.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãoB3bolsas-de-valoresMercado financeiroFitchAgências de ratingRating

Mais de Mercados

Governo do Canadá intervém para deter greve da Air Canada

Após lucro fraco, Air Canada enfrenta greve que paralisa 200 voos diários para os EUA

O que EUA e Argentina têm em comum? Investidores veem 'paralelos preocupantes'

Do Drex à inteligência artificial 'explicável': As 5 inovações que vão mudar o mercado financeiro