Mercados

Fitch atribui grau de investimento ao estado de SC

Agência vê crescimento da região mais acelerado do que o visto no resto do país


	Governo deve aumentar os investimentos como resultado de renegociação de dívidas
 (Wikimedia Commons)

Governo deve aumentar os investimentos como resultado de renegociação de dívidas (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2012 às 07h27.

São Paulo – A Fitch Ratings atribuiu um rating de longo prazo em moeda estrangeira e local em BBB-, com perspectiva estável. A nota está na área considerada de grau de investimento na escala de notas da agência de classificação de risco. Segundo o comunicado, o crescimento da região é mais acelerado do que o visto no resto do país.

“Os ratings se baseiam no fato de a economia de Santa Catarina representar 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, refletindo sua posição de oitava maior do Brasil e as margens operacionais acima da média (15,8% em 2011)”, ressalta o analista Paulo Fugulin, que assina o relatório.

Segundo a agência, a nota também considera a relativa autonomia tributária, o fato de o estado operar com significativos incentivos tributários concedidos a empresas, que correspondem a quase um terço do total da arrecadação e a base de contribuintes mais concentrada.

ICMS

A unificação nacional da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos importados em 4% motivou uma revisão da projeção de aumento de suas receitas em 2013, lembra a Fitch. Os ajustes provavelmente ocorrerão no lado das despesas, diz a agência.

A Fitch destaca que o estado obteve autorização para refinanciar cerca de 1,4 bilhão de reais em moeda estrangeira, com prazo de dez anos e carência de um. “Este refinanciamento afeta parte de sua dívida com o governo federal. Como resultado, a participação da dívida em moeda estrangeira aumentou, passando a corresponder a 16,5% do total (3,1% em junho de 2012), totalmente garantida pela União”, explica Fugulin.

Com a economia de juros, o estado pode aumentar os investimentos. “Como verificado em outros estados do Brasil, o nível de investimento tem sido relativamente baixo (7,2% do total das despesas nos últimos cinco anos), mas deve crescer”, ressalta a Fitch.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingEmpresasFitchMercado financeiroRatingSanta Catarina

Mais de Mercados

Menos de 15% das empresas que fizeram IPO em 2021 superam a performance do Ibovespa

B3: estrangeiros retiram na Super Quarta metade do valor sacado no mês

Iene em alta e dólar em queda: por que a desvalorização da moeda americana deve se acelerar

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões