-
1. Enron: Os mais espertos da sala | Enron: The Smartest Guys in the Room (2005), Magnólia Pictures
zoom_out_map
1/14
São Paulo - "Veja para onde o seu dinheiro foi", diz o cartaz do documentário sobre o escândalo que derrubou a Enron, empresa de energia americana que foi à falência após envolvimento em escândalos financeiros em 2000. À época, altos executivos quebraram a empresa após fugir com bilhões de dólares e deixar acionistas e investidores sem um único tostão. Depoimentos e gravações mostram a hierarquia interna na empresa, uma das dez maiores dos Estados Unidos antes das fraudes.
-
2. Uma secretária de futuro | Working Girl (1988), Twentieth Century Fox
zoom_out_map
2/14
São Paulo - Filme de mulherzinha e mercado de ações? Sim, e no longa de Mike Nichols, cabe à Wall Street o papel de fada madrinha para Tess McGill, uma secretária humilde, que não é formada nem se veste bem, mas é cheia de boas ideias. Contratada por uma corretora, a moça decide um dia se passar por executiva durante uma reunião e propõe uma inteligente jogada financeira. De uma vez só, Tess reverte o prejuízo da empresa e fisga o acionista Harrison Ford.
-
3. Um psicopata americano | American Psycho (2000), Lions Gate Film
zoom_out_map
3/14
São Paulo - A mente aguçada de Patrick Bateman (Christian Bale) o levou ao sucesso em Wall Street, à perfeição física, ao poder entre colegas de trabalho e mulheres, ao melhor carro e ao melhor apartamento. Nada mais justo que recompensar tamanho sucesso satisfazendo os próprios ímpetos assassinos de serial killer. Sessões de cremes esfoliantes, bronzeamento artificial e séries de abdominais se misturam com facões, serras elétricas e machados durante seus ataques de fúria.
-
4. Com o dinheiro dos outros | Other Peoples Money (1991), Warner Bros
zoom_out_map
4/14
Nessa comédia, Denny DeVito interpreta Larry, um investidor em guerra com o gestor de uma empresa de fios e cabos resistente em vender a companhia. Para seduzir os acionistas, Larry faz uma oferta hostil de compra, passando por cima da diretoria. O filme consegue falar de estratégia corporativa, aquisições, diversificação e empreendedorismo de forma divertida. Baseado numa peça de teatro escrita por Jerry Sterner, o mesmo texto foi adaptado nos palcos brasileiros com o nome de "Ações Ordinárias".
-
5. Selvagens em Wall Street | Barbarians at the Gate, HBO (1993)
zoom_out_map
5/14
Mais uma história real, desta vez a épica aquisição alavancada da Nabisco em 1987. Depois de amargar o fracasso de um novo produto lançado sem sucesso, o magnata F. Ross Johnson, principal executivo da Nabisco, tenta alavancar a companhia e comprá-la. Mas tem de enfrentar o mega-investidor e especialista do mercado financeiro Henry Kravis, que também quer o controle da empresa, numa sangrenta batalha de interesses.
-
6. Pi | Pi (1998), Artisan
zoom_out_map
6/14
Em Pi, é a vez da ficção científica interpretar Wall Street. Em plena Manhattan vive Max (Sean Gullette), um jovem gênio da matemática e computação que é tão competente quanto antissocial. Sozinho, ele descobre um padrão universal em sua busca por uma bola de cristal para bolsas de valores: o número Pi (aquele do 3,14...) seria capaz de explicar movimentos e prever tendências nos pregões. Max é descoberto por um grupo de investidores que o pressiona a revelar seus experimentos.
-
7. Trocando as Bolas | Trading Places (1983), Paramount
zoom_out_map
7/14
Finalmente uma comédia em Wall Street. No filme do diretor John Landis, a bolsa deixa de ser um lugar de corrupção, mas não perde o aspecto miraculoso: o roteiro traz um mendigo de Nova York (Billy Ray Valentine, interpretado por Eddie Murphy) que vira um magnata da noite para o dia depois que dois irmãos apostam se seria possível um morador de rua trocar de lugar com seu sobrinho rico e mimado. Valentine demonstra talento nato para lidar com o mundo financeiro.
-
8. A Fraude | Rogue Trader (1999), Granada Film Productions
zoom_out_map
8/14
O roteiro traz a história real da quebra do tradicional banco inglês Barings. Ewan McGregor interpreta Nick Leeson, um ambicioso negociador de mercado futuro do banco. Enviado à trabalho para Cingapura, Nick divide o tempo entre as operações do banco e investimentos pessoais, mas acaba vitimado pelos riscos em seus negócios. Para cobrir o rombo na própria conta, Leeson decide desviar dinheiro do banco, em quantias cada vez mais astronômicas. Desesperado, tenta a cartada final num negócio de alto cacife para tentar rever o dinheiro. Na vida real, Leeson perdeu cerca de US$ 1,5 bilhão do Barings com especulações em contratos de futuros na área de derivativos.
-
9. O Primeiro Milhão | Boiler Room (2000), New Line Cinema
zoom_out_map
9/14
Se existe um atalho para o primeiro milhão, é o mercado de ações, dizem ao jovem corretor Seth Davis. Recém chegado à casa de corretagem JT Marlin, Seth entrará num time de iniciantes incentivados a conquistar clientes de qualquer jeito, não importa se com argumentos concretos ou inventados. O perigo aumenta quando Seth descobre que a avalanche de dinheiro nas contas da empresa vem de ações de companhias que não existem. O filme investiu em rostos populares em Hollywood, como Vin Diesel e Ben Afleck.
-
10. Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme | Wall Street: Money Never Sleeps (2010), FOX
zoom_out_map
10/14
Talvez motivado pela recente crise financeira internacional, Oliver Stone decide gravar a continuação do aclamado Wall Street - Poder e Cobiça de 1987. Michael Douglas retorna como o vilão Gordon Gekko, que sai da prisão e ensina os segredos dos investimentos criminosos para o jovem investidor Jacob Moore. O filme tem estreia prevista para setembro de 2010 nos EUA.
-
11. Wall Street - Poder e Cobiça | Wall Street (1987), FOX
zoom_out_map
11/14
O filme clássico de Oliver Stone traz o jovem corretor Bud Fox, que trabalha em Wall Street nos yuppies anos 80 e, é claro, quer subir rápido. Nada melhor que conseguir um mentor poderoso, bem sucedido e sem nenhum escrúpulo: Gordon Gekko, personagem de Michael Douglas que entrou para o folclore cinematográfico por sua sede de dólares, ternos elegantes e frases do tipo: "Se você precisa de amigos, compre um cachorro". Gekko canaliza a ambição de Fox para especular com informação privilegiada, e logo os limites em torno do dinheiro começam a ficar confusos.
-
12. Fogueira das Vaidades | The Bonfire of the Vanities (1990), Warner
zoom_out_map
12/14
São Paulo - Um corretor-estrela da bolsa de valores de Nova Iorque, Sherman McCoy (Tom Hanks), sua amante perua da Quinta-Avendida, Maria Ruskin (Melanie Griffith), e um repórter em busca de fama, Peter Fallow (Bruce Willis), formam um triângulo de intrigas quando o casal de amantes vira na curva errada do Bronx. McCoy atropela um negro e não o socorre, o que não demora a ser descoberto por Fallow. O resultado é o desabamento do mundo perfeito do magnata das ações. O filme, dirigido por Brian de Palma, é baseado na obra-prima homônima do jornalista e escritor Tom Wolfe.
-
13. The Last Days of Lehman Brothers (2009), BBC
zoom_out_map
13/14
São Paulo - O filme feito especialmente para TV se passa do lado de dentro da sala de reuniões mais tensa do ano de 2008 - a diretoria do banco americano Lehman Brothers, no exato momento em que todos perceberam o fim da estrada para a companhia. Os capítulos anteriores da derrocada durante a crise financeira daquele ano também ganham espaço na história. Destaque para a cena na qual o secretário do tesouro americano, Henry Paul, confirma aos diretores que, dessa vez, nenhuma ajuda governamental chegaria aos cofres da empresa. As negociações com Barclays, Merryl Linch e Bank of America e todas as tensões que se seguiram são o capítulo final antes da concordata em 15 de setembro de 2008.
-
14. Quants: The Alchemists of Wall Street (2010) VPRO Backlight
zoom_out_map
14/14
São Paulo - Quanto do dinheiro em circulação do mundo é garantido e segurado apenas por modelos matemáticos? Em Quants, documentário lançado ano pelo diretor Marije Meerman, são apresentados os "alquimistas" de Wall Street - os matemáticos e programadores que constroem as engrenagens do sistema financeiro global. Os depoimentos dão face à quem está por trás dos algoritmos de negócios de alta frequência e dos cálculos que calculam padrões de investimentos.