Mercados

Fed prevê efeitos temporários sobre preços da gasolina

A instituição acrescentou que a economia continua se expandindo moderadamente e destacou as melhoras nas condições do mercado de trabalho

Fed assinalou que 'empurrarão para cima a inflação de maneira temporária', mas que as expectativas inflacionárias 'em longo prazo permanecem estáveis' (AFP)

Fed assinalou que 'empurrarão para cima a inflação de maneira temporária', mas que as expectativas inflacionárias 'em longo prazo permanecem estáveis' (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2012 às 22h07.

Washington - O Federal Reserve (Fed, banco central americano) decidiu nesta terça-feira manter a taxa básica de juros dos Estados Unidos entre 0% e 0,25% e assinalou que a alta dos preços da gasolina no país só terá efeitos 'temporários' sobre a inflação.

No comunicado publicado após a reunião do Comitê de Mercado Aberto do Fed, que dirige a política monetária dos EUA, a instituição acrescentou que a economia continua se expandindo moderadamente e destacou as melhoras nas condições do mercado de trabalho.

Neste sentido, considerou que a taxa de desemprego, que se encontra atualmente no patamar de 8,3%, 'cairá nos próximos trimestres de maneira gradual'.

Em relação à alta nos preços da gasolina nos EUA, uma das principais preocupações dos cidadãos, o Fed assinalou que 'empurrarão para cima a inflação de maneira temporária', mas que as expectativas inflacionárias 'em longo prazo permanecem estáveis'.

O organismo dirigido por Ben Bernanke evitou dar indícios de uma nova injeção de liquidez no sistema e se limitou a apontar que deve manter 'uma política monetária altamente flexível'.

'O Comitê antecipa que as condições econômicas provavelmente exigirão excepcionais baixas taxas de juros pelo menos até o final de 2014', reiterou o Fed.

Além disso, indicou que 'as tensões nos mercados financeiros internacionais diminuíram, embora continuem gerando significativos riscos em baixa na perspectiva econômica'.

Dos dez membros do Comitê, apenas Jeffrey Lacker, presidente do Federal Reserve de Richmond, foi contrário a manter a atual política monetária. 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemMercado financeiroPaíses ricosPreços

Mais de Mercados

Antes isentos, fundos imobiliários podem começar a pagar imposto com reforma tributária

Ibovespa sobe 1% com ajuda de Vale (VALE3); dólar fecha na casa dos R$ 6

Braskem anuncia R$ 614 milhões em investimentos para ampliar produção