Mercados

FBI investigará pagamento feito pela Olympus; ações caem 10,7%

O executivo Michael Woodford disse que foi demitido do cargo de presidente-executivo por ter questionado o pagamento de US$ 687 milhões. Caso gerou escândalo

As ações da Olympus fecharam em queda de 10,7% nesta segunda-feira (Divulgação)

As ações da Olympus fecharam em queda de 10,7% nesta segunda-feira (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2011 às 13h26.

Tóquio - O FBI está investigando o pagamento de altas comissões a consultores pela Olympus, segundo informações da imprensa, em meio ao escândalo que já custou mais da metade do valor de mercado da fabricante japonesa de equipamentos de precisão e câmeras.

O britânico Michael Woodford disse que foi demitido do cargo de presidente-executivo por ter questionado o pagamento de 687 milhões de dólares a consultores na compra por 2,2 bilhões de dólares da produtora de equipamentos médicos Gyrus, em 2008.

Na semana passada, a companhia japonesa anunciou que formará um painel independente para auditar os negócios realizados .

Segundo o The New York Times, o FBI decidiu investigar o escândalo envolvendo a Olympus. O jornal citou duas pessoas apontadas no caso, mas disse que o foco exato da investigação ainda não está claro.

As ações da Olympus fecharam em queda de 10,7 por cento nesta segunda-feira, chegando a atingir a menor cotação desde 1998.

A Bolsa de Tóquio informou nesta segunda-feira que pediu à Olympus que desse mais informações sobre o pagamento e que acompanhará de perto qualquer investigação sobre o caso.

Acompanhe tudo sobre:AçõesCorrupçãoEmpresasEscândalosFraudesgestao-de-negociosJornaisOlympusThe New York Times

Mais de Mercados

Ibovespa sobe puxado por Petrobras após anúncio de dividendos

Escândalo de suborno nos EUA custa R$ 116 bilhões ao conglomerado Adani

Dividendos bilionários da Petrobras, pacote fiscal e cenário externo: assuntos que movem o mercado

Ação da Netflix tem potencial de subir até 13% com eventos ao vivo, diz BofA