Mercados

Facebook e Twitter são usados para fraudes com ações nos EUA

Onze pessoas foram presas acusadas de forjar relatórios e comunicados de empresas para inflar o preço de algumas ações

facebook_tela_460_04-jpg.jpg (.)

facebook_tela_460_04-jpg.jpg (.)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2010 às 06h45.

São Paulo - As redes sociais Facebook e Twitter foram utilizadas para empurrar ações para investidores em um esquema fraudulento conhecido como "pump and dump" - algo como "bombear e esvaziar" - no qual aliciadores tentar inflar o preço de papéis com baixa capitalização com comunicados falsos das empresas.

A fraude foi descoberta após uma investigação de tráfico de cocaína com estivadores no porto de Nova York e de Nova Jersey. De acordo com o procurador de Manhattan, 11 das 22 pessoas acusadas usaram mais de 15 sites, páginas do Facebook e mensagens do Twitter para incentivar os investidores a comprar ações que estavam sendo manipuladas.

Os acusados forjavam comunicados e relatórios de pesquisa independentes para convencer os compradores. Os códigos das ações e os nomes das empresas não foram divulgados. Os criminosos teriam lucrado cerca de 3 milhões de dólares, enquanto os acionistas teriam perdido 7 milhões de dólares com as operações. As informações são da Reuters.

Siga as notícias de mercados no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AçõesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociaisTwitter

Mais de Mercados

Com boicote a Musk e concorrência chinesa, vendas da Tesla caem para menor patamar desde 2022

Mercados americanos caem em dia de anúncios de tarifas de Trump

Ibovespa abre próximo da estabilidade antes do anúncio das tarifas de Trump

A volta dos Klein? Filho do fundador, Michael chega a 10,5% do capital das Casas Bahia (BHIA3)