Mercados

Facebook eleva em 25% volume de ações em IPO

Empresa poderá levantar até US$ 16 bilhões diante de forte demanda de investidores

Há um debate sobre o potencial de longo prazo de geração de receitas do Facebook (Darren McCollester/Getty Images)

Há um debate sobre o potencial de longo prazo de geração de receitas do Facebook (Darren McCollester/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2012 às 09h36.

Nova York/São Francisco - O Facebook aumentou o tamanho de sua oferta pública inicial (IPO) em quase 25 por cento e poderá levantar até 16 bilhões de dólares diante de forte demanda de investidores, apesar do debate sobre o potencial de longo prazo de geração de receitas do site.

A rede social, fundada oito anos atrás por Mark Zuckerberg em um dormitório da Universidade de Harvard, informou nesta quarta-feira que vai adicionar cerca de 84 milhões de ações ao IPO, vendendo cerca de 421 milhões de papéis, que devem ser precificados na quinta-feira.

Investidores iniciais, incluindo o cofundador do serviço online de pagamentos PayPal Peter Thiel, também venderão mais ações que o previsto anteriormente.

O aumento do volume da oferta, que ocorre depois da elevação da faixa de preço, pode tornar a operação o terceiro maior IPO na história dos Estados Unidos, depois de Visa e General Motors.

A rede social está recebendo enorme demanda pela oferta apesar da desaceleração nos crescimentos de receita e de usuários. As preocupações sobre a expansão do faturamento foram ressaltadas na terça-feira, quando a GM anunciou que planejava deixar de anunciar no Facebook.

"Isso é muito mais um espetáculo, um evento de mídia e momento cultural do que um IPO", disse Max Wolff, analista do GreenCrest Capital.

Na terça-feira, o Facebook aumentou a faixa de preço do IPO de 28 a 35 dólares por ação para 34 a 38 dólares o papel. Essa variação avalia a companhia como valendo entre 93 bilhões e 104 bilhões de dólares, rivalizando com o valor de mercado de potências da Internet como Amazon.com e superando o valor combinado de Hewlett-Packard e Dell.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaMercado financeiroIPOsOfertas de ações

Mais de Mercados

Wall Street renova recordes pelo segundo dia seguido com expectativa de mais cortes de juros nos EUA

Inter leva finanças para estádio de futebol: o 'gol' é aumentar sua base de investidores

Desdolarização? Para o Citigroup, abandono do dólar é 'miragem' — mas moeda deve continuar em queda