Mercados

Expectativa sobre Grécia e acordo da AIG incentivam alta do Ibovespa

SÃO PAULO (Reuters) - Notícias positivas do exterior, com a perspectiva de que a Grécia poderá receber ajuda da União Europeia e a venda da unidade asiática de seguros de vida da AIG, animaram os principais mercados acionários nesta segunda-feira, entre eles a Bovespa. Na primeira sessão de março, o Ibovespa subiu 1,09 por cento, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2010 às 20h27.

SÃO PAULO (Reuters) - Notícias positivas do exterior, com a perspectiva de que a Grécia poderá receber ajuda da União Europeia e a venda da unidade asiática de seguros de vida da AIG, animaram os principais mercados acionários nesta segunda-feira, entre eles a Bovespa.

Na primeira sessão de março, o Ibovespa subiu 1,09 por cento, a 67.227 pontos. O movimento financeiro da sessão foi de 5,07 bilhões de reais.

A bolsa paulista operou em alta durante todo o dia, acompanhando, principalmente, o mercado norte-americano, que subiu por conta da informação de que a britânica Prudential comprará a área de seguros de vida na Ásia da AIG por 35,5 bilhões de dólares.

As ações da seguradora, uma das que mais sofreu com a crise financeira, subiram 4,08 por cento.

"No caso específico do Brasil, vimos o risco-país recuar bastante porque, diante de toda a preocupacão com a Europa, as atenções se voltaram ao mercado brasileiro, emergente, um dos primeiros a sair da crise financeira", observou o assessor de investimentos da Souza Barros Corretora Luiz Roberto Monteiro.

Entre os indicadores divulgados nesta sessão, destaque para os dados que mostraram que os gastos dos consumidores norte-americanos subiram 0,5 por cento em janeiro, ficando um pouco acima do esperado por analistas.

O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) informou que o seu índice de atividade manufatureira nos Estados Unidos ficou em 56,5 em fevereiro, indicando manutenção do crescimento.

Entre as ações que compõem o Ibovespa, a PDG Realty subiu 3,9 por cento, para 16,80 reais, e ficou no topo do índice, seguida por Eletrobrás ON, que cresceu 3,85 por cento, a 24,30 reais.

Relatório da Itaú Corretora afirma que as ações da estatal de energia estão entre as "top picks" do setor, por conta da recente queda em fevereiro, o que abriu oportunidade de compra para os ativos da companhia.

A valorização dos preços dos metais no mercado externo também favoreceu as empresas do setor de siderurgia e mineração.

Gerdau subiu 2,68 por cento, para 27,16 reais, enquanto Usiminas ON ganhou 2,48 por cento, a 52,47 reais.

(Por Carolina Marcondes)

 

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresCommodities

Mais de Mercados

Mercado pressiona Fed por novo corte de 50 na próxima reunião

Petrobras bate recorde de investidores, mesmo com queda de CPFs na B3

Fed corta juros em 50 pontos-base – primeira redução em mais de quatro anos

Petrobras cai mais de 2% após notícia sobre possível redução no preço dos combustíveis; empresa nega