Mercados

Europa fecha em alta com notícias corporativas

Londres - As bolsas europeias fecharam em alta ajudadas por notícias corporativas e por uma sólida recuperação de ações ligadas a matérias-primas (commodities). Os investidores também deixaram um pouco de lado a preocupação com a crise da Grécia, às vésperas da cúpula da União Europeia, que será realizada no final desta semana.   O índice […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Londres - As bolsas europeias fecharam em alta ajudadas por notícias corporativas e por uma sólida recuperação de ações ligadas a matérias-primas (commodities). Os investidores também deixaram um pouco de lado a preocupação com a crise da Grécia, às vésperas da cúpula da União Europeia, que será realizada no final desta semana.

O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,8% e fechou aos 262,22 pontos. Há razão para ser otimista em termos técnicos, de acordo com Eric Lanteigne, analista da Ticonderoga Securities. "Observando o volume para o índice Stoxx 600, nós vemos que ele está confirmando a tendência de alta", disse.

No Reino Unido, os papéis da seguradora Legal & General saltaram 4,7% depois que a companhia informou que saiu de prejuízo para lucro em 2009. Cairn Energy, que tem sede em Edimburgo, Escócia, dispararam quase 8% após a companhia elevar a projeção para produção de petróleo na Índia. Rio Tinto subiu 2,5% e BHP Billiton avançou 1,6%. O índice FT-100 da Bolsa de Londres fechou em alta de 0,52%, aos 5.673,63 pontos.

O índice CAC-40 da Bolsa de Paris fechou com ganho de 0,63%, aos 3.952,55 pontos. Entre as ações que tiveram os melhores desempenhos ficaram Veolia Environnement (+4,06%), Credit Agricole (+2,49%) e Air France-KLM (+1,51%). EADS perdeu 2,07%. A Organização Mundial do Comércio (OMC) emitiu relatório final sobre uma disputa entre Airbus, unidade da EADS, e Boeing em que decidiu que alguns empréstimos fornecidos por governos europeus para a Airbus violaram regras de comércio internacionais, segundo fontes.

Volkswagen caiu 6,1% na Bolsa de Frankfurt, em desempenho contrário ao índice DAX, que avançou 0,50%, para 6.017,27 pontos. A maior montadora europeia informou que vai emitir até 65 milhões de ações preferenciais novas em um movimento para impulsionar seu balanço financeiro às vésperas de sua proposta fusão com a Porsche Automobil Holding. Merck KGaA perdeu 0,9% depois de suspender temporariamente o programa para a vacina contra câncer Stimuvax porque um paciente que participa da segunda fase de testes desenvolveu encefalite.

O índice Ibex-35 da Bolsa de Madri subiu 1,24%, para 10.996,20 pontos, e o PSI-20 de Lisboa avançou 0,98%, para 8.080,23 pontos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Europabolsas-de-valoresAções

Mais de Mercados

Noivo de Taylor Swift vira sócio da Six Flags, operadora de parques de diversão

Vale (VALE3) tem maior produção trimestral de minério de ferro desde 2018

Netflix lucra abaixo do esperado; disputa tributária no Brasil impactou margens