Mercados

Europa fecha em alta com notícias corporativas

Londres - As bolsas europeias fecharam em alta ajudadas por notícias corporativas e por uma sólida recuperação de ações ligadas a matérias-primas (commodities). Os investidores também deixaram um pouco de lado a preocupação com a crise da Grécia, às vésperas da cúpula da União Europeia, que será realizada no final desta semana.   O índice […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Londres - As bolsas europeias fecharam em alta ajudadas por notícias corporativas e por uma sólida recuperação de ações ligadas a matérias-primas (commodities). Os investidores também deixaram um pouco de lado a preocupação com a crise da Grécia, às vésperas da cúpula da União Europeia, que será realizada no final desta semana.

O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,8% e fechou aos 262,22 pontos. Há razão para ser otimista em termos técnicos, de acordo com Eric Lanteigne, analista da Ticonderoga Securities. "Observando o volume para o índice Stoxx 600, nós vemos que ele está confirmando a tendência de alta", disse.

No Reino Unido, os papéis da seguradora Legal & General saltaram 4,7% depois que a companhia informou que saiu de prejuízo para lucro em 2009. Cairn Energy, que tem sede em Edimburgo, Escócia, dispararam quase 8% após a companhia elevar a projeção para produção de petróleo na Índia. Rio Tinto subiu 2,5% e BHP Billiton avançou 1,6%. O índice FT-100 da Bolsa de Londres fechou em alta de 0,52%, aos 5.673,63 pontos.

O índice CAC-40 da Bolsa de Paris fechou com ganho de 0,63%, aos 3.952,55 pontos. Entre as ações que tiveram os melhores desempenhos ficaram Veolia Environnement (+4,06%), Credit Agricole (+2,49%) e Air France-KLM (+1,51%). EADS perdeu 2,07%. A Organização Mundial do Comércio (OMC) emitiu relatório final sobre uma disputa entre Airbus, unidade da EADS, e Boeing em que decidiu que alguns empréstimos fornecidos por governos europeus para a Airbus violaram regras de comércio internacionais, segundo fontes.

Volkswagen caiu 6,1% na Bolsa de Frankfurt, em desempenho contrário ao índice DAX, que avançou 0,50%, para 6.017,27 pontos. A maior montadora europeia informou que vai emitir até 65 milhões de ações preferenciais novas em um movimento para impulsionar seu balanço financeiro às vésperas de sua proposta fusão com a Porsche Automobil Holding. Merck KGaA perdeu 0,9% depois de suspender temporariamente o programa para a vacina contra câncer Stimuvax porque um paciente que participa da segunda fase de testes desenvolveu encefalite.

O índice Ibex-35 da Bolsa de Madri subiu 1,24%, para 10.996,20 pontos, e o PSI-20 de Lisboa avançou 0,98%, para 8.080,23 pontos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEuropa

Mais de Mercados

ETF da Argentina bate recorde de investimentos e mostra otimismo de Wall Street com Milei

Ibovespa avança à espera de fiscal; ações do Carrefour sobem

B3 lança novo índice que iguala peso das empresas na carteira

Carrefour Brasil: desabastecimento de carne bovina afeta lojas do Atacadão