EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 13 de junho de 2011 às 09h40.
Londres - O euro atingiu uma nova mínima recorde contra o franco suíço nesta segunda-feira, com preocupações sobre as tentativas de resolver a crise de dívida da Grécia fazendo investidores se afastarem da moeda comum europeia e buscarem a segurança relativa do franco.
Os volumes de negócios eram mais baixos, com muitos mercados na Europa fechados para um feriado. O custo de proteger contra moratória os bônus das economias em dificuldade da zona do euro atingiram uma máxima recorde, enquanto uma aversão a risco generalizada reduzia a confiança do mercado sobre o euro.
O euro chegou a 1,2004 franco suíço e, às 9h30 (horário de Brasília), caía 0,28 por cento, a 1,2043 franco.
Frente ao dólar, o euro caiu ao menor valor em uma semana durante o funcionamento dos mercados asiáticos, para 1,4285. Mas a demanda de bancos centrais ajudou a moeda comum a reverter as perdas e operar em alta de 0,30 por cento, a 1,4373 dólar. Enquanto isso, o dólar operava em leve baixa de 0,13 por cento ante uma cesta de moedas.
"O que o euro precisa é de uma resolução para a crise grega, e os políticos e os banqueiros centrais não parecem estar perto de encontrar uma", disse Kit Juckes, estrategista de câmbio do Société Générale. "Essa incerteza está pesando sobre o euro e eu espero que ele fique preso na faixa entre 1,40 e 1,47 dólar." Os investidores também veem menos riscos de elevações repetidas da taxa básica de juros da zona do euro nos próximos meses. Embora o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, tenha sinalizado que uma alta é provável em julho, a instituição deixou quase estáveis as previsões de inflação para 2012, fazendo operadores reduzirem as expectativas de aperto monetário.