Mercados

Euro valoriza ante o dólar com aprovação do pacote econômico da UE

Aprovação do acordo de 750 bilhões de euros ajuda a fortalecer a União Europeia, o que acaba fortalecendo a moeda do bloco

Euro: moeda cai em relação ao real (Wolfgang Filser / EyeEm/Getty Images)

Euro: moeda cai em relação ao real (Wolfgang Filser / EyeEm/Getty Images)

NF

Natália Flach

Publicado em 21 de julho de 2020 às 17h08.

Última atualização em 21 de julho de 2020 às 17h56.

A aprovação do pacote de 750 bilhões de euros para a recuperação econômica da União Europeia no pós-pandemia foi comemorada pelo mercado financeiro. Com o futuro abalado desde a saída do Reino Unido, a expectativa é que o acordo desta terça-feira, 21, dê fôlego para a sobrevivência do bloco.

"É um sinal de união da comunidade europeia, liderada pela França e Alemanha, em uma postura bem diferente da crise de 2011 e 2012. É uma ação muito forte", afirma André Esteves, fundador do BTG Pactual, durante a live Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia, promovida pela EXAME e pelo Money Report, nesta terça-feira, 21. "Um bom desempenho do euro é uma boa notícia para nós, pois a moeda tem correlação com as moedas de países emergentes, e acho que vamos ver isso ao longo das próximas semanas."

O euro subiu 0,69% em relação ao dólar — mas caiu 2,052%, ante o real, para 5,9747 reais. “O pacote da União Europeia ajuda a fortalecer o bloco, então também acaba fortalecendo a moeda do bloco, tanto que o euro está subindo bem hoje”, diz Jefferson Laatus, estrategista-chefe do Grupo Laatus. José Francisco de Lima Gonçalvez, economista-chefe do banco Fator, acrescenta em relatório que a alta do euro "é melhor para todos."

Para analistas da ING, o acordo é significativo o suficiente — o surgimento de subsídios aponta para a solidariedade; enquanto o surgimento de títulos comuns aponta para a integração — para evitar que os investidores saiam de suas longas posições em euro (particularmente contra o dólar americano).

Acompanhe tudo sobre:CâmbioEuroMercado financeiro

Mais de Mercados

"O Brasil deveria ser um país permanentemente reformador", diz Ana Paula Vescovi

Tesla bate US$ 1 trilhão em valor de mercado após rali por vitória de Trump

Mobly assume controle da Tok&Stok com plano de sinergias e reestruturação financeira

Trump não deverá frear o crescimento da China, diz economista-chefe do Santander