Mercados

EUA exportam petróleo pela primeira vez em 40 anos

As exportações de petróleo começaram menos de um mês depois de o presidente dos EUA, Barack Obama, assinar a lei que aboliu a proibição


	Petróleo: as exportações começaram menos de um mês depois de Barack Obama assinar a lei que aboliu a proibição
 (©AFP/File / Mandel Ngan)

Petróleo: as exportações começaram menos de um mês depois de Barack Obama assinar a lei que aboliu a proibição (©AFP/File / Mandel Ngan)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2016 às 10h22.

Washington - Mal secou a tinta da legislação que suspendeu a proibição às exportações de petróleo dos EUA, em vigor havia quarenta anos, e as petrolíferas norte-americanas já estão se movimentando para fazer seus primeiros embarques.

Dois navios com carregamentos de petróleo zarparam de portos no Texas nas duas últimas semanas e há expectativa de mais embarques. As primeiras vendas seguiram para a Europa mas, no longo prazo, a América Latina e a Ásia deverão se tornar clientes dos EUA, segundo especialistas da indústria.

As exportações de petróleo começaram menos de um mês depois de o presidente dos EUA, Barack Obama, assinar a lei que aboliu a proibição.

Grandes empresas de infraestrutura, como a Plains All American Pipeline e a Enterprise Product Partners, passaram os últimos anos investindo bilhões de dólares na construção de novos oleodutos, tanques de armazenamento e docas em portos.

O primeiro carregamento de petróleo partiu de Corpus Christi, no Texas, na véspera do ano-novo, e foi feito pela ConocoPhillips, com destino ao Estado alemão da Baviera.

Outro carregamento foi feito a partir do terminal da Enterprise em Houston, no começo do ano, e segue para a cidade francesa de Marselha. De lá, o petróleo será transportado via oleoduto para uma refinaria na Suíça.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPetróleoPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Comércio exteriorEnergiaExportaçõesBarack Obama

Mais de Mercados

Motiva vende aeroportos a grupo mexicano por R$ 11,5 bilhões

Investidor diminui posição em bolsa após rali do Ibovespa, diz estudo

Ibovespa fecha em baixa pelo 2º dia seguido com aversão global ao risco

Dólar firma queda na reta final do pregão e fecha em R$ 5,31