Invest

Estreia da Unifique, balanços de CSN e Assaí e o que mais move o mercado

Mercado asiático tem segundo dia de forte queda, com temores sobre interferência do governo chinês em empresas privadas

CSN (Monty Rakusen/Getty Images)

CSN (Monty Rakusen/Getty Images)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 27 de julho de 2021 às 07h10.

Última atualização em 27 de julho de 2021 às 09h03.

A terça-feira, 27, inicia com a aversão ao risco predominando no mercado internacional, após as ações chinesas voltarem a apresentar severas perdas pelo segundo dia consecutivo. Em meio a preocupação de que o governo chinês siga elevando o cerco sobre as maiores empresas de tecnologia do país. Em Hong Kong, o principal índice de ações despencou 4,42%, estendendo as perdas da véspera, enquanto a bolsa de Xangai caiu mais 2,49%.

No mercado europeu, o clima é ligeiramente melhor, com o Stoxx 600 recuando apenas 0,6%. Já os índices futuros americanos chegam a cair menos de 0,3%, com investidores atentos à agenda de resultados, que contará com os balanços de Apple (APPL34), Alphabet (GOGL34) e Microsoft (MSFT34) após o encerramento do pregão

Nesta terça, investidores irão reagir ao resultado da Tesla (TSLA34), que reportou lucro de mais de 1 bilhão de dólares no balanço do segundo trimestre divulgado na última noite. Na Nasdaq, suas ações sobem mais de 2% no pré-mercado, apesar do ambiente negativo no mercado acionário.

Ainda nos Estados Unidos, o principal dado macroeconômico será o de pedidos de bens duráveis, previsto para às 9h30. Referente ao mês de junho, o mercado espera crescimento de 2,1% ante o mês anterior.

No Brasil, a temporada de resultados esquenta, com sete balanços previstos para esta noite. Mas a agenda de IPOs também segue agitada,

Estreia da Unifique

As ações da Unifique (FIQE3) estreiam nesta terça, após a empresa ter precificado seus papéis a 8,60 reais em oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês). O preço saiu próximo do piso da faixa indicativa de 8,41 reais. Do ramo da telecomunicação, a empresa oferece serviços de banda larga por meio de fibra óptica. 

yt thumbnail

Brisanet

Do mesmo setor da Unifique, a Brisanet deve precificar suas ações nesta terça. A oferta tem faixa indicativa entre 13,92 e 17,26 reais, com a empresa podendo levantar 1,4 bilhão de reais no IPO.

A temporada de balanços já começou. Aprenda a ler os resultados das empresas

CSN

Uma das principais siderúrgicas do país, a CSN (CSNA3) deve apresentar receita líquida de 15,51 bilhões de reais e Ebitda ajustado de 7,86 bilhões de reais, segundo estimativas colhidas pela Bloomberg. A CSN Mineração (CMIN3) também irá apresentar seu balanço nesta noite.

Assaí

Outro resultado bastante aguardado é o dos hipermercados Assaí (ASAI3). Com alta de 26% desde sua separação do Pão de Açúcar (PCAR3), a empresa deve apresentar lucro líquido de 227 milhões de reais, segundo a Refinitiv, com sua receita líquida chegando a 13,48 bilhões de reais. 

Carrefour

Concorrente do Assaí, o Carrefour (CRFB3) também divulgará seu balanço nesta noite. A expectativa é de que a empresa apresente lucro líquido de 729 milhões de reais, com receita de 16,79 bilhões de reais. No ano, os papéis acumulam leve alta de 3%.

Outros resultados

No radar, ainda estarão os balanços da Unidas (LCAM3), Vivo (VIVT3) e Vamos (VAMO3), que serão divulgados após o término do pregão. 

Nesta terça, investidores também reagirão aos balanços da TIM (TIMS3) e EDP Brasil (ENBR3), que reportaram resultados na última noite. 

No segundo trimestre, a Tim teve lucro líquido de 681 milhões de reais, superando em mais de 100% as estimativas de 334,6 milhões de reais de lucro. Sua receita líquida ficou em 4,41 bilhões de reais, próximo dos 4,35 bilhões de reais esperados. Já a receita operacional da EDP bateu as estimativas, ficando em 3,40 bilhões de reais ante 3,12 bilhões de reais esperados. 

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesIbovespa

Mais de Invest

AstraZeneca se antecipa a prazo dado por Trump e oferece descontos de até 70% em remédios nos EUA

Latam planeja até 30 novos destinos no Brasil com encomenda de jatos da Embraer

Procon inicia averiguação de falhas da Enel no fornecimento de energia após fortes chuvas em SP

Gol reformula tarifas para passageiros de voos domésticos e internacionais; veja o que muda