BlackRock: maior gestora do mundo divulga balanço nesta quarta (Bloomberg/Getty Images)
Guilherme Guilherme
Publicado em 14 de julho de 2021 às 07h07.
Última atualização em 14 de julho de 2021 às 07h52.
Os principais índices de ações oscilam próximos da estabilidade nesta quarta-feira, 14, com investidores ainda digerindo os dados da inflação americana que saíram acima do esperado na véspera, provocando aversão ao risco no mercado internacional.
Nesta quarta, economistas voltam a se debruçar sobre a alta de preço nos Estados Unidos, com a divulgação do índice de preço ao produtor (PPI, na sigla em inglês), às 9h30. O consenso é de alta mensal de uma leve desaceleração do PPI mensal de 0,8% para 0,6%, com o acumulado de 12 meses se mantendo em 6,8%,
Durante a madrugada, a inflação também superou as expectativas no Reino Unido, com o índice de preço ao consumidor batendo 2,5% na comparação anual ante estimativa de 2,2%. No varejo, os preços já estão 3,9% superiores aos de junho do ano passado. Outro sinal negativo sobre a economia europeia veio da produção industrial da Zona do Euro, que caiu 1% em maio
No período da tarde, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, fará seu primeiro de dois testemunhos sobre a política monetária no Congresso americano. Apesar do recente salto da inflação, a expectativa do mercado é de mais um discurso expansionista, com sinalizações de manutenção de estímulos.
No Brasil, o principal indicador do dia será o índice de atividade econômica do Banco Central, o IBC-Br. Conhecido como “prévia do PIB”, o mercado espera que o IBC-Br referente a maio aponte para um crescimento mensal de 1,1%, segundo estimativas colhidas pela Bloomberg, ficando em 15,7% no acumulado de 12 meses.
A temporada de balanços do segundo trimestre começa a esquentar nos Estados Unidos, com a divulgação dos resultados de grandes companhias. Entre os balanços mais aguardados desta quarta estão os do Bank of America, BlackRock, Citigroup, Wells Fargo e da companhia aérea Delta. Os números devem servir para balizar as expectativas sobre os balanços de empresas locais, que começam a ser divulgados na próxima semana.
As ações da SmartFit (SMFT3) estreiam nesta quarta na B3, após sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) ter recebido forte demanda. Na operação, a rede de academias levantou 2,650 bilhões de reais, com os papéis precificados no centro da faixa indicativa, a 23 reais. O dinheiro, segundo o prospecto da oferta, deve ser utilizado na expansão do número de academia e em potenciais aquisições.
Com a janela de IPOs aquecida, a empresa de cimento InterCement deve precificar sua oferta nesta quarta. A faixa indicativa havia sido definida entre 18,20 e 25,50 reais. Na terça-feira, 14, a Companhia Brasileira de Alumínio precificou sua oferta a 11,20 reais, movimentando 1,6 bilhão de reais.