Mercados

Esta é uma boa hora para investir em etanol, diz BTG Pactual

Banco reiterou aprovação para ações de etanol e açúcar


	Para banco BTG Pactual, as ações do setor de etanol e açúcar podem ser um bom investimento
 (Bloomberg News)

Para banco BTG Pactual, as ações do setor de etanol e açúcar podem ser um bom investimento (Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2015 às 15h19.

São Paulo - Para o banco BTG Pactual está na hora de olhar para dois setores sempre rejeitados pelos investidores: etanol e açúcar.

“Nós reiteramos nossa visão que vem desde o começo do ano: o ciclo está se aproximando de um ponto de virada e tanto as ações de etanol quanto açúcar têm as melhores perspectivas de preços”, diz um relatório publicado pelo banco no último domingo (04).

Para os analistas que assinam o relatório, Thiago Duarte e Jose Luis Rizzardo, três ações do setor representam um ótimo investimento: Cosan (preço alvo 31 reais), São Martinho (preço alvo 55 reais) e Adecoagro (preço alvo 12 dólares), listada na bolsa de Nova York (NYSE).

Etanol

Segundo os analistas, a demanda por etanol aumentou 22% nos últimos 8 meses, liderada pela procura do etanol hidratado, que acumula uma alta de 41% no período. 

“Consumidores estão respondendo rapidamente ao melhor custo do etanol em comparação com a gasolina em vários estados brasileiros”, afirmam os analistas.

Apesar da alta na procura, os preços ainda não subiram em conformidade porque os estoques permaneceram bem elevados durante toda a temporada entressafra e só agora começam a normalizar. 

“Nossa visão é que não haverá produção suficiente de etanol com a alta procura e nós calculamos que os preços vão subir (em dois dígitos) antes do fim da safra. E se nós acertarmos o fato de que o governo vai aumentar o CIDE sobre a gasolina, então os preços da perspectiva a médio prazo podem ficar ainda melhores", afirmam os analistas. 

Açúcar

O Brasil é o formador de preço tanto no mercado de etanol quanto no de açúcar. Para o BTG, o preço de um afeta, no médio prazo, o abastecimento do outro, já que ambos são derivados da cana de açúcar.

"No caso do açúcar a queda do mercado está prestes a acabar. A produção global de açúcar deve, em breve, deixar de atender a demanda, gerando déficit já em 2016 e um maior em 2017. Então, qualquer tendência ascendente nos preços do etanol deverá desencadear rapidamente um aumento dos preços do açúcar", explica o banco.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasCosanAlimentos processadosAtacadoComércioHoldingsBTG PactualAçõessao-martinhoMercado financeiroEnergiaCommoditiesNyse EuronextCombustíveisacucarEtanolBiocombustíveisbancos-de-investimento

Mais de Mercados

Noivo de Taylor Swift vira sócio da Six Flags, operadora de parques de diversão

Vale (VALE3) tem maior produção trimestral de minério de ferro desde 2018

Netflix lucra abaixo do esperado; disputa tributária no Brasil impactou margens